Resiliência e confiança: Indústria da construção civil mantém estabilidade
Pesquisa revela perspectivas positivas e aumento de investimentos no setor da construção c
Perspectivas Positivas na Indústria da Construção Civil
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) com empresários do setor apontou que as vendas em novembro foram bem recebidas pela maioria dos associados. De acordo com a pesquisa, 45% consideraram as vendas boas, enquanto 5% as classificaram como muito boas. Outros 45% avaliaram as vendas como regulares, e apenas 5% as interpretaram como ruins.
Expectativas e Investimentos Futuros
Para o próximo mês, 45% dos associados esperam que as vendas se mantenham regulares, 36% acreditam que serão boas e 5% prevêem vendas muito boas. Já 14% dos empresários têm uma previsão negativa, apostando em vendas ruins para dezembro.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O Termômetro da Abramat apontou um aumento no índice de associados que planejam investir nos próximos 12 meses, passando de 44% no ano anterior para 55% atualmente. Além disso, o nível de utilização da capacidade instalada registrou um crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao período anterior, atingindo 81% de utilização.
Reflexos no Mercado e Projeções Futuras
O presidente da entidade, Rodrigo Navarro, destacou que os resultados da pesquisa refletem o dinamismo e os desafios enfrentados pelo setor da construção civil. Navarro ressaltou: "Apesar do cenário moderado em novembro, observamos uma recuperação gradual na utilização da capacidade instalada e um aumento expressivo na intenção de investimentos das empresas, indicando uma resiliência da indústria e confiança em um cenário mais favorável em 2024, impulsionado pela retomada de obras e estabilidade econômica".