Grupos teresinenses se preparam para peregrinar à Roma
Saiba o que é preciso para uma estadia tranquila em outro país
O Advento de 2024, período que antecede o Natal, deu início ao Jubileu da Esperança para a Igreja Católica. O Papa Francisco convocou oficialmente o início da Celebração, - que ocorre a cada 25 anos- período em que os fiéis do mundo todo são convidados a uma renovação espiritual baseada no perdão e na fé. O Jubileu intitulado "Peregrinos da Esperança" acontece durante todo o ano de 2025 com previsão de que, no segundo semestre, um maior número de fiéis se dirija em peregrinação à Roma.

O Piauí, estado com maior índice de católicos do Brasil, não poderia ficar de fora do evento histórico. Diversos grupos têm se preparado para ir ao Vaticano receber as chamadas indulgências plenárias além de vivenciar de perto a experiência.
No entanto, a preparação vai além de apenas financeira e espiritual. Para viajar para outro país, é sempre válido ter no repertório pessoal o conhecimento do idioma natural do destino. Para o professor de italiano da Wizard, Ghaleno Pachelly, que leciona o idioma há mais de vinte e sete anos, falar a língua pode fazer a diferença para uma melhor experiência.
Segundo o docente, o aprendizado pode ajudar em situações como "uma melhor comunicação durante a estadia, para entender bem e claramente a sinalização turística, os meios de transporte locais, a legislação da cidade e, especialmente no Jubileu, participar melhor das celebrações e eventos que acontecem." Em suma, falar a língua nativa pode facilitar processos básicos durante a passagem turística e, é claro, evitar possíveis transtornos.
É certo que, por ser um evento de toda a Igreja Católica, o Jubileu contará com a presença de fiéis do mundo inteiro, portanto, o domínio da língua inglesa também será válido haja vista a globalização do idioma como meio de comunicação com pessoas de outras localidades.
Entretanto, para quem pensa e planeja viajar a outro país, Pachelly reitera a importância de focar em pontos específicos que envolvem a conversação prática e não apenas um aprendizado sem estratégia. Ele indica "estudar e aprender bem no idioma as saudações entre as pessoas, como pedir informações em diversas situações, aprender as conjugações básicas dos verbos e conhecer ao menos um pouco sobre a cultura e o modo de viver locais. Tudo isso com muita alegria e entusiasmo, somado a uma expectativa positiva sobre a viagem!", finaliza o professor.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Ícone Comunicação