Importações de óleo combustível desabam na China em março
Importações de óleo combustível na China caem drasticamente no último mês.
No mês de março, a China registrou uma queda significativa nas importações de óleo combustível, com uma redução de 29% em comparação com fevereiro e um declínio de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da alfândega divulgados recentemente. O volume total importado atingiu 1,38 milhão de toneladas, equivalente a aproximadamente 283.212 barris por dia, contribuindo para um total de 5,22 milhões de toneladas no primeiro trimestre, representando uma diminuição de 6,3% em relação ao ano anterior.
Impacto nas Refinarias e Preços
Essas importações de óleo combustível têm como destino principal as refinarias, onde são utilizadas como matéria-prima para a produção de derivados de petróleo de maior valor. Durante o mês de março, os preços dos combustíveis marítimos com baixo teor de enxofre nos principais portos chineses, como Zhoushan e Xangai, se mantiveram mais acessíveis em comparação com o centro de Cingapura, conforme apontam fontes do setor. Apesar do aumento nas taxas de produção das refinarias independentes de petróleo na China, essas ainda enfrentam pressões devido à demanda interna enfraquecida por combustíveis e aos riscos associados a sanções e tarifas impostas pelos Estados Unidos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Produção das Refinarias Chinesas
Em contrapartida, a produção total das refinarias de petróleo na China teve um pequeno aumento de 0,4% em março, comparado a um período já elevado do ano anterior, conforme indicam dados governamentais divulgados recentemente. Esse crescimento foi impulsionado por um aumento na produção das pequenas usinas independentes e pela operação mais intensa de uma nova unidade de produção.
[EMBED: https://www.youtube.com/embed/abc123]