Termina nesta sexta-feira (4) o prazo para pedir isenção da taxa da PND
Prova Nacional Docente tem taxa de R$ 85; resultado da isenção sai em 7 de julho
Candidatos interessados em participar da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) têm até as 23h59 desta sexta-feira (4) para solicitar a isenção da taxa de inscrição, que custa R$ 85. O pedido deve ser feito exclusivamente online, pelo Sistema PND, mantido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A isenção é destinada a três grupos: formandos de cursos de licenciatura que estejam inscritos no Enade 2025, pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo, e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Os documentos comprobatórios devem ser inseridos no sistema, conforme orientações do edital. Informações inconsistentes ou incompletas podem levar à reprovação do pedido.
O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado na segunda-feira (7). Quem tiver o pedido negado poderá entrar com recurso entre os dias 7 e 11 de julho. O resultado final será publicado em 14 de julho. As inscrições para a prova vão de 14 a 25 de julho.
A PND, apelidada de "CNU dos Professores", não é um concurso público nem obrigatória para o exercício da profissão. O exame tem como objetivo apoiar estados e municípios na seleção de professores da educação básica, promovendo maior qualidade e padronização no ingresso à carreira docente.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do Inep.
Fonte: Agência Brasil