Nova regra limita idade das motos usadas por mototaxistas em Teresina
Decreto proíbe renovação de permissões para veículos com mais de 10 anos de uso
A Prefeitura de Teresina publicou, nesta sexta-feira (04), o Decreto nº 28.089/2025, que altera o Regulamento dos Serviços de Mototáxi na capital. A principal mudança estabelecida é a limitação da idade das motocicletas utilizadas no serviço: apenas motos com até 10 anos de fabricação poderão operar regularmente a partir de agora.

Segundo o novo regulamento, motocicletas com mais de 10 anos de uso não terão mais a permissão renovada, mesmo que já estejam ativamente cadastradas no sistema de transporte. O critério vale tanto para novas permissões quanto para renovações de autorizações existentes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“Não será concedida nova permissão, tampouco serão renovadas as permissões já existentes para os serviços de mototáxi, aos veículos com idade superior a 10 (dez) anos, contada da data de fabricação”, afirma o texto publicado no Diário Oficial do Município.
A medida tem como base um parecer da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que considerou a evolução tecnológica das motocicletas e a necessidade de reforçar as condições de segurança para os profissionais e usuários do serviço.
O prefeito Sílvio Mendes e o secretário municipal de Governo, Jeová Alencar, assinam o decreto, que já está em vigor. A expectativa é que a medida leve à renovação da frota de mototáxis, com impacto direto na qualidade e segurança do transporte individual na cidade.
Fonte: PMT