Minas Gerais confirma primeira morte por hantavírus no Brasil
Caso acende alerta das autoridades sanitárias para doença transmitida por roedores
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou a primeira morte por hantavírus registrada no país neste ano. O caso ocorre em meio ao monitoramento de infecções respiratórias associadas ao vírus, considerado raro, mas com alto potencial de gravidade.
A doença é transmitida principalmente pelo contato com urina, fezes ou saliva de roedores silvestres infectados. A contaminação costuma ocorrer pela inalação de partículas presentes em locais fechados, galpões, áreas rurais e ambientes com acúmulo de poeira contaminada.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O hantavírus pode provocar a chamada síndrome cardiopulmonar por hantavírus, quadro que evolui rapidamente e pode causar febre, dores no corpo, dificuldade respiratória severa e insuficiência pulmonar.
Autoridades de saúde reforçaram orientações para evitar contato com locais infestados por roedores, principalmente durante limpeza de depósitos, celeiros e construções fechadas. A recomendação é umedecer o ambiente antes da higienização para evitar que partículas contaminadas sejam espalhadas pelo ar.
O alerta ganhou ainda mais atenção após registros recentes de casos investigados em outros estados, como o Paraná, onde autoridades sanitárias acompanham novas suspeitas da doença.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense