Data AZ: Georgiano lidera para deputado federal em 8 das 12 regiões do Piauí
Deputado estadual do PSD aparece como o nome mais citado em dois terços das regiões
A pesquisa Data AZ sobre a sucessão de 2026 revela que o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), pré-candidato à Câmara dos Deputados, apresenta forte capilaridade eleitoral no interior do Piauí. O parlamentar lidera as intenções de voto para deputado federal em oito dos 12 Territórios de Desenvolvimento adotados pelo levantamento.
A divisão territorial utilizada segue o planejamento estadual e permite identificar o desempenho dos candidatos em diferentes regiões do estado. Apesar da elevada taxa de indecisão registrada em praticamente todos os territórios, Georgiano Neto aparece de forma recorrente entre os nomes mais lembrados pelos eleitores.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O melhor desempenho do parlamentar foi registrado na Serra da Capivara, onde alcança 13,79% das intenções de voto, ficando atrás apenas de Castro Neto, que soma 20,69%. Na região, a taxa de indecisão é a menor do estado, com 53,45%.
Georgiano também lidera isoladamente nos territórios dos Tabuleiros do Alto Parnaíba, com 11,76%, e da Chapada Vale do Itaim, com 9,62%. No Vale do Guaribas, obtém 7,14% das citações, enquanto na Chapada das Mangabeiras registra 7,79%.
No Vale do Sambito, mesmo diante de um índice de indecisão de 86,96%, o deputado aparece na primeira colocação com 4,35%. Já nos Vales dos Rios Piauí e Itaueira, alcança 4,92%, ficando atrás apenas do deputado federal Dr. Francisco.
Em territórios mais populosos, como Entre Rios, que tem Teresina como principal município, Georgiano Neto também aparece à frente dos demais nomes citados, com 1,69%. Na região dos Carnaubais, lidera um cenário bastante pulverizado, com 2,82% das intenções de voto.
A única região onde o parlamentar não figura entre os mais citados é o Território dos Cocais, liderado por Marcos Aurélio. Já na Planície Litorânea, o primeiro colocado é Charles Pessoa, enquanto no Vale do Canindé a liderança pertence ao deputado federal Dr. Francisco.
Os números refletem um cenário ainda inicial da disputa para a Câmara dos Deputados. Em todos os territórios pesquisados, a parcela de eleitores que ainda não definiu seu candidato permanece elevada, superando os 80% em sete das 12 regiões analisadas.
Além de Georgiano Neto, nomes como Dr. Francisco, Castro Neto, Charles Pessoa, Florentino Neto, Jardiel Alencar e Marcos Aurélio aparecem entre os mais lembrados pelos entrevistados, embora com desempenho concentrado em territórios específicos.
A pesquisa sugere que, neste momento da pré-campanha, Georgiano Neto é o único pré-candidato a deputado federal com presença consistente e liderança em grande parte das regiões do estado, consolidando-se como um dos principais nomes da disputa proporcional de 2026.
Fonte: Portal AZ