TRE adia julgamento de prefeito que comprou passagens aéreas para eleitores de SP virem votar no Piauí

Informação de que sessão seria adiada circulava desde cedo em grupo de apoio a prefeito

Por Redação do Portal AZ,

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) adiou o julgamento do parecer do Ministério Público Federal sobre o recurso interposto pelo prefeito do município de Ribeira do Piauí, Arnaldo Araújo Pereira da Costa, conhecido como Professor Arnaldo, e da vice-prefeita Maria Leônidas Teles de Melo, contra decisão da 72ª Zona Eleitoral de Itaueira. A sessão estava prevista para esta segunda-feira (07). 

Tribunal Regional Eleitoral (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ)

Um print que circula nas redes sociais mostra que a informação de que a sessão seria adiada já estava sendo compartilhada desde cedo. A mensagem é desta segunda-feira (07), às 7h, e foi enviada em um grupo de apoio ao prefeito Arnaldo Aráujo, “Rumo a Vitória”. 

Print que circula nas redes sociais sobre a audiência (Foto: divulgação)

O TRE informou ao Portal AZ que o adiamento foi um pedido feito pelo relator do processo, o juiz Astrogildo Mendes de Assunção Filho. O magistrado estaria com o processo há pelo menos oito meses.

O Portal AZ procurou a Prefeitura de Ribeira do Piauí para comentar o caso. A assessoria confirmou o adiamento, mas informou que não tem conhecimento do print sobre o adiamento do julgamento antes mesmo da sessão. 

O recurso deverá ser julgado nesta terça-feira (08) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). 

Entenda o caso 

O prefeito do município de Ribeira do Piauí, Arnaldo Araújo Pereira da Costa, conhecido como Professor Arnaldo, e da vice-prefeita Maria Leônidas Teles de Melo são acusados de comprar 56 passagens aéreas para eleitores virem do estado de São Paulo para votarem neles nas eleições de 2016. O valor gasto com as passagens foi de R$ 70.081,33(setenta mil e oitenta e um real e trinta e três centavos).

Na decisão, a  72ª Zona Eleitoral julgou parcialmente procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral para cassar o registro e os diplomas dos recorrentes e declará-los inelegíveis por um período de oito anos subsequentes, além da aplicação de multa no valor de R$ 31.923,00. 

Prefeito Arnaldo Araújo (Foto: reprodução/ Facebook)

Os gestores foram denunciados pela coligação “Somos Todos Ribeira”, que ajuizou também ação contra Aluízio da Silva Osório e Cláudio Bruno Araújo Costa. 

Segundo o parecer do procurador Patrício Noé da Fonseca, no qual ele se manifestou pelo conhecimento e desprovimento do recurso, mantendo em todos os termos a sentença de procedência parcial da ação, o prefeito e a vice-prefeita foram beneficiados com uma suposta compra de votos de pelo menos 44 eleitores de Ribeira do Piauí que residem em São Paulo e vieram de lá apenas para votarem nos investigados durante as eleições de 2016, recebendo em troca as passagens aéreas de ida e volta.  

Matéria relacionada:

TRE julga prefeito que comprou passagens aéreas para eleitores de SP virem votar no Piauí

Comente

Pequisar