Por causa da pandemia, prefeita Dinair Veloso suspende Zé Pereira e carnaval em Timon
A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (14) depois de reunião com a equipe do governo
A prefeita Dinair Veloso (PSB) suspendeu temporariamente o Zé Pereira e as festividades de carnaval em Timon, Maranhão. O objetivo é reduzir a disseminação do coronavírus no município. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (14) nas redes sociais da prefeitura.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Por causa da pandemia, prefeita Dinair Veloso suspende Zé Pereira e carnaval em Timon (Foto: divulgação)
O município possui, de acordo com o último boletim epidemiológico, uma taxa de reprodução inferior a 1, o que representa uma "margem de segurança" recomendada pelas autoridades em saúde. A prefeita informou que reconhece a importância das festividades para o município, mas que a medida é uma garantia de segurança para a população, principalmente depois do aumento de casos e óbitos por covid-19 em todo o país.
“Sabemos da importância que o tradicional Zé Pereira tem pra nossa cidade, estamos enfrentando uma pandemia, estamos otimistas com as previsões para o início da vacinação no Brasil, mas, enquanto esse momento não chega, precisamos nos proteger, cada um fazendo sua parte. Por isso, suspender os eventos deste período de carnaval é o mais certo a se fazer, para assegurar a saúde dos timonenses”, disse Dinair Veloso.
O secretário municipal de saúde, Jeferson Veras, afirmou que o fato de a cidade não estar numa situação de risco é mais um motivo para manter a medida.
"A secretaria de saúde entende não ser razoável a realização de eventos que gerem grandes aglomerações ou que a possam possibilitar a proliferação do vírus da COVID-19, devemos manter os cuidados para não alcançar um novo pico da doença”, completou.
Covid no município
Segundo os dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Timon 12.537 pessoas foram confirmadas com a doença, 11.874 recuperados e 193 vítimas fatais em decorrência do vírus.
Cidades do Piauí suspendem festas carnavalescas
Com o objetivo de conter a proliferação do coronavírus, prefeitos eleitos e reeleitos estão suspendendo as festividades do carnaval em municípios do Piauí. O Portal AZ apurou que além de Teresina, mais três cidades optaram por não realizar eventos neste primeiro semestre do ano. Nos últimos dias, o Piauí tem registrado alto número de casos confirmados e óbitos em decorrência da covid-19.
Até o momento, Campo Maior, Floriano, Picos e Teresina suspenderam, por tempo indeterminado, as festividades carnavalescas. A tendência é que as festas também sejam canceladas em outros municípios até fevereiro.
Matéria relacionada
Cidades piauienses suspendem festividades do carnaval por causa da pandemia; veja quais