Timon atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com covid-19
Superintendente de saúde alerta colapso em hospitais de Teresina e São Luís
O município de Timon atingiu 100% de ocupação nos leitos de UTI para pacientes com covid-19. Ao todo, a cidade conta com 12 leitos de unidade de terapia intensiva e 43 leitos de enfermaria, nos quais 20 já estão ocupados.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Timon atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com covid-19 (Foto: divulgação)
De acordo com o Dr. Candilberto Lima Filho, superintendente estadual de saúde, o Hospital Regional Alarico Pacheco deve realizar uma reformulação de urgência par atender a demanda. Conforme o gestor, mais leitos de UTI devem ser montados ainda nesta quarta-feira (10).
“Tivemos que realizar transferências de pacientes da UTI geral para outras unidades do estado ou para outros setores do hospital. A gente conseguiu expandir de 12 para 20 leitos Covid e mesmo sendo com urgência, conseguimos atender essa demanda reprimida e devemos ampliar mais leitos ainda hoje”, explica o superintendente.
Para Candiberto, a situação é preocupante porque a capital vizinha, Teresina, também está atingindo 100% de ocupação dos leitos de UTI. Em São Luís, o quadro já apresenta mais de 93% de ocupação. O secretário de governo, João Batista, alerta que é necessário o apoio da população para adotar medidas sanitárias.
“Chegamos ao ponto que não queríamos. Faço um apelo para que as pessoas não aglomerem, a nova variante da doença é super agressiva, não temos leitos disponíveis em nenhum lugar e não queremos pessoas morrendo sem oxigênio”, declara.