Taxa de transmissão da Covid-19 aumenta em Timon e prefeita adotará novas medidas

Nos últimos decretos, Dinair Veloso flexibilizou atividades econômicas

Por Marcelo Gomes,

O município de Timon, Maranhão, registrou um aumento na taxa de transmissão da covid-19. Por conta disso, a prefeita Dinair Veloso (PSB) se reuniu com membros de comitê para definir novas medidas que serão implementadas na cidade a partir de junho. Nos últimos decretos a gestora flexibilizou atividades comerciais aos finais de semana e permitiu também realização de eventos com participação de até 100 pessoas. 

Taxa de transmissão da Covid-19 aumenta em Timon e prefeita adotará novas medidas (Foto: divulgação)

Segundo a prefeitura, no início de maio, a taxa de transmissão em Timon estava em 0,95. Contudo, o mês termina com o R0 em 1,19, que indica que o vírus está se espalhando mais rapidamente. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que esse indicativo esteja abaixo de 1.

“Temos tido essa preocupação de reavaliar as ações integradas contra a Covid. A pandemia é uma preocupação, mas não podemos esquecer as outras comorbidades. Estamos reavaliando os efeitos do decreto atual para decidir as próximas medidas sanitárias”, explicou Dinair Veloso.

A prefeita destacou que a população deve manter os cuidados para evitar a disseminação da doença e principalmente, o retrocesso na flexibilização das atividades econômicas.

Para conter o avanço, a prefeitura de Timon, através da Força-Tarefa, tem intensificado a fiscalização com aplicação de multas, em caso do descumprimento do decreto. O principal desrespeito tem sido observado em relação a aglomerações.

As novas medidas restritivas deverão ser anunciadas na próxima semana. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Timon já registrou 17.170 casos confirmados e 355 óbitos em decorrência da Covid-19. Todos os 20 leitos de UTI disponibilizados na cidade estão ocupados. 

FMS monta barreira em ponte e testa pessoas vindas do MA

Com o objetivo de barrar a entrada da cepa indiana em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde realizou, nesta sexta-feira (28), testagem em pessoas vindas do Maranhão. Uma barreira sanitária foi instalada pela PMT na ponte da Tabuleta, zona Sul da capital. A ação seguirá até domingo (30). 

FMS disponibiliza kits para testar pessoas vindas do Maranhão (Foto: divulgação)

A FMS informou que estará no local abordando todos os passageiros que cruzarem a fronteira, realizando aferição de temperatura e questionamentos para a detecção de sintomas gripais. 

“Aqueles identificados como suspeitos passarão por testagem para confirmar ou não o caso de covid-19. As equipes também estão dando orientações e tirando dúvidas sobre a prevenção da doença”, afirmou a fundação. 

Matérias relacionadas:

Para evitar entrada de cepa indiana, FMS monta barreira em ponte e testa pessoas vindas do MA

Em decreto, prefeita de Timon autoriza realização de eventos para até 100 pessoas

Comente

Pequisar