Praias atingidas por manchas de óleo podem ser interditadas no Piauí

Substância foi registrada em todo o litoral nordestino e não é de origem brasileira

Por Adriana Oliveira,

A Gerência de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) afirmou na tarde desta quinta-feira (10) que poderá interditar as praias no Piauí onde foram registradas manchas de óleo nas últimas semanas.

Mancha de óleo encontrada em praia de Luís Correia( Foto: divulgação Semar) 

A informação foi confirmada por Renato Nogueira, gerente de fiscalização da Semar, que ainda orientou aos banhistas que antes de ir à praia verifiquem se já houve registro de aparecimento de manchas de óleo no local a ser visitado. 

“A Semar tem realizado o monitoramento quanto à presença do óleo nas praias do Piauí, mas inicialmente orientamos para aquelas pessoas que desejam utilizar a praia que verifiquem se tem alguma ocorrência de mancha de óleo, caso tenha é recomendando que o banhista não utilize o mar e se mantenha distante da mancha, por que se trata de um produto perigoso, que pode causar reações alérgicas”, afirma o gerente de fiscalização. 

O trabalho de monitoramento das ocorrências de manchas de óleo no litoral piauiense iniciou nesta quinta-feira (10). 

“Iremos tomar as medidas cabíveis sobre coleta e a destinação correta desse resíduo, avaliando a necessidade ou não de interdição de alguma área para garantir a balneabilidade das praias e a fixação de placas restritivas”, declara Renato Nogueira.

Mancha de óleo encontra entre pedras na praia de Luís Correia( Foto: divulgação Semar) 

Ainda de acordo com o gerente de fiscalização, a Semar trabalha com diversos parceiros com georreferenciamento desses locais, quantificando os danos ambientais provocados e verificando se têm animais ou moradores afetados pelo óleo. 

“Inicialmente, auditores fiscais da Semar irão a campo fazer o levantamento para indicação georreferenciada das manchas de óleo. A partir desse mapeamento será possível avaliar a dimensão do impacto dessa substância no litoral”, ressalta. 

Fiscalização da Semar em Cajueiro da Praia( Foto: divulgação Semar) 

Entenda o caso 

A substância escura, oleosa e de forte odor já atingiu 54 cidades do litoral nordestino desde o dia 02 de setembro. Há informações de que essas manchas, encontradas em 113 praias, já mataram tartarugas e aves. 

O comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão Benjamin Dante Rodrigues Duarte, destacou ao Portal AZ que, além da Praia do Arrombado, a substância foi achada em Atalaia, Praia do Coqueiro, Pedra do Sal, Peito de Moça e Cajueiro da Praia no estado. 

Matérias relacionadas:

Marinha investiga mancha de óleo encontrada na área do Delta do Parnaíba    

Marinha identifica origem de manchas encontradas no Delta do Parnaíba

Manchas de óleo atingem praia no Piauí e equipe de inspeção naval analisa danos ambientais

Manchas de óleo atingem mais cinco praias no Piauí; equipes analisam danos ambientais

Comente

Pequisar