Mais de uma tonelada de resíduo de óleo é retirado em apenas um dia em praias do Piauí

As manchas de óleo continuam a aparecer nas praias do litoral do Piauí

Por Fernanda Gil Lustosa,

As manchas de óleo continuam a aparecer nas praias do litoral do Piauí. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente – Semar foram retirados 1.650 kg de resíduos contaminados com óleo da praia de Pedra do Sal, neste sábado (16).

Manchas de óleo em praias do Piauí (Foto:Semar)

Desde os primeiros aparecimentos das manchas de óleo foram retiradas mais de três toneladas de resíduos contaminados, mas ainda há materiais a serem recolhidos. O que é recolhido está sendo armazenados em tambores e levados a um aterro controlado na cidade de Parnaíba.

Ainda de acordo com a nota divulgada pelo órgão a Praia de Atalaia, localizada em Luís Correia, continua impropria para banho, mas as demais praias permanecem liberadas.O Capitão Benjamin Dante Rodrigues Duarte da Capitania dos Portos do Piauí, confirmou que cinco praias foram afetadas.

"Nós temos o Delta do Parnaíba que foi afetado também, houve um sobrevoo pela região. Cerca de uma tonelada foi retirado do nosso Delta. Não há manchas de óleo na superfície do mar”, explica a o capitão.

Ele ainda afirma que foram realizadas reuniões afim de traçar estratégias de limpeza das praias, incluindo o navio patrulha Guanabara que vai continuar o monitoramento do litoral do Piauí

Confira a nota na integra

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), órgão responsável pela balneabilidade das praias do Piauí, comunica que, devido ao aparecimento de manchas de óleo no dia 15/11/19 nas praias de Peito de Moça, em Luís Correia, e Pedra do Sal, no município de Parnaíba e em conformidade com a Resolução Conama 274/2000, Art. 2º, § 4º e Art. 3º § 1º, toda a orla das duas praias acima citadas estão IMPRÓPRIAS PARA BANHO.

A Praia de Atalaia, localizada em Luís Correia, continua IMPRÓPRIA PARA BANHO. As demais praias permanecem liberadas. Tão logo a situação se normalize, nova publicação será realizada.

Tabela divulgada pela Semar (Foto:Divulgação)

Marinha reforça o monitoramento

Após a detecção de novas porções de óleo na região do Delta do Rio Parnaíba, na divisa entre Maranhão e Piauí, um navio da Marinha passa, a partir de hoje (17), a auxiliar as equipes na busca e no recolhimento dos resíduos lançados ao mar. A substância tornou a aparecer neste sábado (16), levando as autoridades a recomendar que os banhistas evitem o contato com a água.

A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, que ainda afirmou que esses novos casos foram detectados durante vistoria que vem sendo realizada pela Capitania dos Portos do Piauí em parceria com IBAMA, Defesa Civil, ICMBio e Corpo de Bombeiros do Piauí. 

“São novas manchas, mas elas estão pulverizadas, como se fossem grandes moedas, em vários pontos, não só na areia, mas também no mar”, explicou o comandante da Capitania dos Portos do estado, capitão Benjamin Dante Rodrigues Duarte.

O processo de limpeza nos outros locais onde as manchas foram encontradas ainda será iniciado. 
 

Comente

Pequisar