Cobra venenosa é capturada em sorveteria na zona Leste de Teresina

Animal foi resgatado na tarde desta quarta-feira (26) por uma ambientalista

Por Marcelo Gomes,

O Instituto Socioambiental Cágado de Barbicha (Cabar) resgatou na tarde dessa segunda-feira (24) uma cobra-verde na sorveteria Gelato Gourmet San Paolo, localizada na Avenida Dom Severino, zona Leste de Teresina. 

Animal foi resgatado na tarde desta segunda-feira (24) por uma ambientalista (Foto: reprodução)

O resgate foi feito pela ambientalista Jaqueline Lustosa. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Lustosa afirmou que o ideal é sempre acionar a Polícia Ambiental ou ter ajuda de um profissional capacitado durante a ocorrência. 

O animal foi encontrado por funcionários da sorveteria. Segundo a ambientalista, a cobra-verde é venenosa e possivelmente teve acesso ao local através de um motor de veículo. “O ideal é nunca matar ou tentar capturar o animal. Sempre acione a polícia ambiental ou o 190 para realizar a captura”, disse Jaqueline. 

Assista aos vídeos abaixo:

Sobre o animal 

É uma espécie de cobra verde venenosa. Sua dentição é opistóglifa (na maxila superior há um dente posterior com sulco, por onde escorre o veneno). Seu peso está entre 100 a 250 gramas; o comprimento médio, entre 0,5 a 1 metro; a cauda mede entre 15 a 30% do seu comprimento total.

Cobra venenosa é capturada em sorveteria na zona Leste de Teresina (Foto ilustrativa)

Passa a maior parte do tempo nas árvores e arbustos, mas também tem hábito terrícola. Suas defesas são dar botes (incluindo mordida, injeção de veneno e golpes com a cabeça) e soltar uma descarga cloacal (expulsão de fezes e de outras substâncias). Possui atividade diurna.

Comente

Pequisar