Ambientalista denuncia derrame de chorume de forma indevida no lixão de Teresina

Dionísio Piauí reitera acusações contra empresa contratada pela Prefeitura.

Por Carlos Sousa,

O ambientalista Dionísio Piauí faz uma nova denúncia sobre o lixão de Teresina, acusando a empresa Litucera, contratada pela Prefeitura, de despejar chorume in natura no solo. Ele afirma que o procedimento é ilegal e prejudicial ao meio ambiente, além de representar um desperdício de recursos públicos, já que o chorume não está sendo devidamente tratado.
 

Foto: Reprodução/InternetDionísio denuncia

Segundo Dionísio, já foram feitas várias denúncias ao Ministério Público Estadual, incluindo o pedido de cancelamento da licença ambiental emitida pela SEMAR devido ao não cumprimento das condicionantes.

As imagens divulgadas pelo ambientalista mostram um líquido escuro sendo despejado no solo sem a devida impermeabilização. Dionísio destaca que esse procedimento configura um crime ambiental e cita uma decisão judicial que proíbe o lançamento de chorume na área do lixão, sob pena de multa.

Ele ressalta que o método filmado se trata de uma "recirculação de chorume" no topo do aterro, não ocorrendo o tratamento adequado. Dionísio também menciona o valor pago pela Prefeitura pelo tratamento do chorume, destacando a falta de eficácia no processo.

O ambientalista solicita investigações dos órgãos ambientais federais, alegando que a SEMAR não está cumprindo seu papel e está prejudicando a cidade de Teresina.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar