Após ataque a Israel, Irã adverte sobre possível escalada; Vídeo

O regime promete ofensiva ainda maior caso haja retaliação por parte de Israel; EUA foram aconselhados a não interferir.

Por Carlos Sousa,

O Irã lançou um ataque de drones e mísseis balísticos contra Israel em resposta ao bombardeio ao consulado iraniano em Damasco, atribuído a Israel. O Irã alertou os EUA a não se envolver, afirmando que se trata de uma questão bilateral. O regime iraniano ameaçou uma ofensiva ainda maior se Israel revidar, marcando o primeiro ataque direto do Irã contra Israel a partir do próprio território.

Foto: Reprodução/InternetDrones iranianos interceptados
Drones iranianos interceptados

A missão permanente do Irã nas Nações Unidas declarou que o ataque encerrou a situação iniciada por Israel, mas advertiu que uma nova provocação resultará em uma resposta "consideravelmente mais severa". Os EUA foram aconselhados a "ficar de fora" do conflito entre Irã e Israel.
 

Aliados de longa data, os EUA reforçaram o apoio a Israel após os ataques, com o presidente Joe Biden afirmando que o compromisso da Casa Branca com a segurança de Israel é "inabalável". A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã emitiu um alerta contra o apoio dos EUA a Israel, ameaçando uma resposta feroz das Forças Armadas do Irã.

Analistas destacam que a linguagem da diplomacia iraniana sugere uma tentativa de evitar uma escalada imediata, apesar do ataque significativo contra Israel. No entanto, especialistas alertam que o ataque iraniano pode prolongar a disputa direta com Israel, com potencial para desencadear uma resposta israelense.

Fonte: CNN Brasil

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar