Donald Trump vence na Pensilvânia e sela retorno à presidência dos EUA

Republicano discursou em Mar-a-Lago celebrando apoio e comemorando a vitória

Por Redação do Portal AZ,

Donald Trump garantiu o retorno à presidência dos Estados Unidos ao vencer na Pensilvânia, estado de peso decisivo no Colégio Eleitoral, fechando uma corrida marcada pela polarização e pelo alto comparecimento de eleitores. A vitória no estado, que tem 20 delegados e frequentemente decide a disputa pela Casa Branca, proporcionou a Trump os 270 votos necessários para superar seu adversário, projetando-o como o 47º presidente dos EUA.

Foto: Jim Watson/ AFPDonald Trump será o 47° presidente dos Estados Unidos
Donald Trump será o 47° presidente dos Estados Unidos

Ainda nas primeiras horas desta quarta-feira (6), Trump reuniu apoiadores em Mar-a-Lago, na Flórida, onde comemorou a vitória e exaltou o esforço de sua equipe e do eleitorado republicano. “Este é o maior movimento político já visto na história deste país”, afirmou o ex-presidente. “Superamos obstáculos que ninguém acreditava serem possíveis, e olha só o que alcançamos. Lutarei por você com cada fibra do meu corpo até termos uma América forte para você e seus filhos”, declarou Trump, que expressou gratidão aos eleitores e a aliados como Elon Musk, ao qual fez menção especial.

As projeções indicam que Trump deve somar 315 votos no Colégio Eleitoral, ultrapassando com folga o número mínimo para a vitória. Além disso, ele afirmou ter conquistado o voto popular, atribuindo o feito à “imensa onda de apoio” que mobilizou eleitores de todas as partes do país.

O candidato a vice-presidente, J.D. Vance, também discursou, destacando o que chamou de “maior retomada política da história”. Segundo Vance, a nova gestão republicana trará “a maior retomada econômica do país sob a liderança de Donald Trump”, com promessas de estímulo ao crescimento industrial e financeiro.

Com a vitória de Trump, o Partido Republicano também assegurou a maioria no Senado e projeta controle na Câmara dos Deputados.

Fonte: Com informações do Correio Braziliense

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar