Piracuruca tem cem pessoas monitoradas com suspeita de coronavírus

Cidade registrou nesta segunda-feira primeiro óbito pela doença

Por Jade Araújo,

Piracuruca, a 208 km da capital Teresina, com quatro casos positivos de coronavírus, é o segundo município com maior número de confirmados para a doença no Piauí, e registrou ontem (13) o primeiro óbito, um senhor de 63 anos.

O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves afirmou que 100 casos suspeitos estão em acompanhamento na cidade. Essas pessoas migraram do Ceará e São Paulo. 

Segundo a Sesapi, oito pessoas já morreram por coronavírus no Piauí (Foto: reprodução)

Em entrevista a TV Cidade Verde, um dos pontos abordados pelo prefeito como fator contribuinte para o município ser o segundo do estado com registros de casos de covid-19 é a divisa com o Ceará. O gestor explicou que por esse fatos, o município conta com barreiras sanitárias onde pessoas que chegam ao local oriundas de outros estados são mantidas e acompanhadas em isolamento por 14 dias.

"Aqui estamos tentando de todas as maneiras possíveis para fazer o bloqueio. Nós temos as barreiras sanitárias onde as pessoas são notificadas e são acompanhadas, pessoas que vem de zonas com um grande número de casos, ficam em isolamento social, e ao mesmo tempo nós temos um decreto, esse decreto restringe as aglomerações. Aqui em Piracuruca apenas os serviços essenciais estão funcionando e nós estamos com uma estrutura hospitalar para atender de imediato esse pessoal"

As barreira sanitária estão montadas na estrada que dá acesso ao Ceará e Parnaíba. Fiscais da vigilância sanitária fazem acompanhamento das pessoas que pretendem ficar na cidade por 14 dias. As pessoas que usam a cidade apenas como caminho a outras regiões, são orientadas a evitar a contaminação e propagação da doença. 

Primeiro óbito de Piracuruca

De acordo com o prefeito Raimundo Alves, o primeira morte de uma pessoa residente da cidade foi um senhor de 63 anos, falecido ontem (13), no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. O gestor explicou que o paciente retornou de São Paulo, local onde passava por tratamento do coração na casa dos filhos, no dia 24 de março. Ao chegar no município piauiense, o homem foi detectado pela barreira sanitária e imediatamente isolado.

Uma semana após chegar a cidade, o paciente começou a apresentar sintomas, e ao comparecer ao hospital da região foi notificado como suspeito e isolado dentro da unidade hospitalar. No local, o idoso realizou o teste rápido, que deu positivo, e um raio-x que detectou um quadro compativel com pneumonia viral.

Quatro dias depois, o paciente foi mandando para o Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, e cinco dias depois veio ao óbito. A cidade de Piracuruca não conta com UTI, e os casos que se agravam são encaminhados ao Hospital Regional de Piripiri ou a Teresina.

Mortes por coronavírus no Piauí

Um idoso de 63 anos, de identidade não revelada, morreu nesta segunda-feira (13) no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, com diagnóstico de coronavírus. A vítima era natural do município de Piracuruca. A informação foi confirmada ao Portal AZ pelo prefeito do município, Dr. Raimundo.

De acordo com o prefeito Dr. Raimundo, a vítima havia chegado de São Paulo no último dia 24 de março. “Ele estava em tratamento de cardiopatia. O primeiro exame para Covid-19 foi feito por uma coleta no nariz e faringe. O resultado foi positivo, ele foi transferido para o HGV em Teresina e faleceu hoje por volta das 11h30”, informou. 

A vítima era natural de Piracuruca e estava internada no HGV em Teresina (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)

A penúltima morte em decorrência da Covid-19 no Piauí ocorreu no último dia 09 de abril. A vítima foi uma jovem de 22 anos. No dia 08 de abril, um homem de 56 anos, morreu por coronavírus em Teresina. 

O empresário Nogueira Neto, de 62 anos, presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Piauí (Creci-PI), morreu no dia 07 de abril com diagnóstico positivo de coronavírus. O diretor da empresa Delta Laticínios, Oderman Bittencourt, de 45 anos, morreu por coronavírus no dia 30 de março. 

As outras mortes ocorreram em Teresina. As vítimas foram um homem de 88 anos e uma mulher de 73 anos, que estavam internados em um hospital privado de e faleceram no dia 26 de março. Os dois tinham hipertensão arterial e diabetes mellitus, um deles também tinha pneumopatia crônica.

A primeira morte atestada por Covid-19 no Piauí foi do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT). Ele tinha 57 anos e faleceu na madrugada do dia 27 de março. 

Matérias relacionadas 

Em novo boletim, Sesapi registra oito óbitos e 58 casos positivos de coronavírus no Piauí

Idoso de 63 anos é a oitava morte provocada por coronavírus no Piauí

Comente

Pequisar