Prefeita grava vídeo de alerta contra a pandemia do coronavírus e vira motivo de chacota na cidade

Carmelita Castro aparece sorrindo, se balançando e lendo uma nota sem olhar para a câmera

Por PortalAZ / André Pessoa,

Diante da gravidade da pandemia do Covid-19 que já tem dois casos confirmados no chamado território da Serra da Capivara, (em Caracol e Bonfim do Piauí), a prefeita do município de São Raimundo Nonato, Carmelita de Castro Silva (Progressistas), protagonizou uma cena hilária na cidade. O que deveria ser um filme sério informando a população sobre os riscos e métodos de prevenção do coronavírus, se transformou em motivo de piada pelos grupos de WhatsApp e rede sociais.

Carmelita Castro (Foto: divulgação)

Carmelita Castro aparece de forma extremamente sorridente, beirando uma encenação de péssima qualidade e se balançando toda, chegando a lembrar uma boneca à pilha. Para piorar a situação, ela protagoniza o filme lendo o texto sem olhar para a câmara. Muitos populares afirmaram: “o melhor dessa pandemia são os vídeos, pegadinhas e charges das redes sociais”, com muitas gargalhadas. 

Aparentemente, logo em seguida, o vídeo foi retirado do ar, mas já era tarde, todo mundo estava compartilhando em seus grupos e sorrindo, sorrindo muito. Provavelmente o vídeo foi gravado por alguma agência de publicidade ou assessoria que, mais uma vez, deu o tiro pela culatra. O primeiro vídeo polêmico já tinha sido gravado durante o natal de 2019 quando Carmelita aparecia ao lado do marido distribuindo presentes na praça da cidade, tudo com dinheiro público e contra as determinações da Constituição Federal de 1988.

Assista ao vídeo:

Polêmica com comerciantes

Ontem, terça (14) a equipe da Prefeitura de São Raimundo Nonato teve uma série de problemas com comerciantes no município. Acusados de agir de forma truculenta, os agentes públicos acompanhados de policiais militares fecharam vários estabelecimentos causando uma grande confusão.

Pelos menos cinco comerciantes foram até a Delegacia da Polícia Civil prestar queixa da forma como a equipe da Prefeitura e os policiais trataram os empresários. 

Apesar do tumulto na área comercial, que ontem teve movimento acima da média para esses dias de quarentena, na parte da tarde a cidade voltou a ficar vazia.

Atenção básica

Por outro lado, enquanto a prefeita se diverte gravando vídeos sem noção, verdade seja dita, as ações da Secretaria Municipal de Saúde de São Raimundo Nonato estão sendo exemplares e certamente contribuindo para o controle da pandemia no município.

Toda a estrutura do município está voltada para apoio a área da saúde com vários veículos e funcionários em ação. A Prefeitura também vem adquirindo, apesar das dificuldades, todo o material de EPI (Equipamento de Proteção  Individual), necessário para o trabalho dos profissionais.

Também estão sendo montados leitos especiais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz. Mas é importante lembrar que São Raimundo Nonato ainda não dispõe de nenhuma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), operacional.

Ameaçada de cassação 

Carmelita Castro vem enfrentando grandes dificuldades em se manter no cargo à frente da Prefeitura. Cassada no ano passado pela Justiça Eleitoral, ela está com a cabeça na guilhotina no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). 

Caso os desembargadores decidam manter a decisão da primeira instância, Carmelita terá que deixar o cargo de forma imediata, mas ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE), em Brasília. 

Além da gestora do Progressistas, o processo também cassou os mandatos do vice-prefeito Beto Macedo (PT), e de três vereadores do PP, PT e MDB. Todos também tiveram os direitos políticos suspensos por 8 anos, incluindo o marido da prefeita, deputado estadual Hélio Isaías (PP), e outros dois correligionários.

A expectativa agora é pelo agendamento da sessão de julgamento de Carmelita Castro que deve ocorrer de forma virtual pelo TRE-PI. A sessão será por vídeo conferência, mas não está afastada a hipótese de um novo adiamento.

Comente

Pequisar