São Raimundo Nonato amanhece com grande incêndio na zona comercial

Fogo destruiu loja de celulares e eletrônicos na cidade que não tem Corpo de Bombeiros

Por André Pessoa,

Parece até inacreditável, inadmissível, uma completa falta de vergonha na cara dos nossos governantes. O município turístico de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), com quase 35 mil moradores (IBGE-2019), e uma população flutuante de 100 mil habitantes, não dispõe de Corpo de Bombeiros. Pior. A brigada civil que existe na cidade nunca recebeu apoio do Poder Público.

Hoje, terça-feira (14), um incêndio de pequenas proporções, mas que poderia ter perdido o controle e atingido uma grande área do centro comercial, com residências e estabelecimentos comerciais, por pouco não se transformou numa tragédia servindo de alerta para as autoridades públicas. 

Assista ao vídeo:

São Raimundo Nonato já é uma cidade de médio porte, com inúmeros edifícios, grandes lojas, depósitos, órgãos públicos importantes e, principalmente uma grande concentração urbana na área comercial, com centenas de residências. Todos ameaçados por um provável ou iminente incêndio.

A atual prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita de Castro e Silva (Progressistas), eleita em 2016 e aliada do governador Wellington Dias (PT), do senador Ciro Nogueira, líder do Centrão e presidente nacional do PP, irmã da deputada federal Margarete Coelho (PP), e da secretária de Meio Ambiente do Piauí, Sádia Castro, além de cônjuge do deputado estadual, ex-secretário da Defesa Civil, atual secretário estadual dos Transportes, Hélio Isaías, parece não exercer nenhuma influência ou lutar por elementos básicos numa sociedade moderna, afinal não estamos na idade média. Infelizmente a pequena, esquecida e menosprezada São Raimundo amanheceu hoje com uma constatação: não temos um Corpo de Bombeiros! 

Em São Raimundo Nonato não há Corpo de Bombeiros (Foto: Ilustrativa/ André Pessoa)

Pior, muito pior. O grupo civil de bombeiros voluntários, uma iniciativa louvável da própria comunidade, nunca recebeu qualquer apoio da Prefeitura. Nunca. Um escândalo para os políticos que parecem brincam com a segurança e a vida da população. Um verdadeiro descaso e irresponsabilidade. Ação que deve ser encampara agora pelo Ministério Público.

Mas o drama e a incompetência são ainda maiores conforme nossa reportagem apurou. São Raimundo Nonato dispõe de uma Brigada Contra Incêndios profissional. Estão lotados no aeroporto da cidade, disponíveis para ajudar. No entanto, nem mesmo isso a Prefeitura de São Raimundo Nonato parece ter competência para estabelecer uma parceria. 

Fica claro que falta uma decisão política para resolver o problema. Além de lutar por um batalhão do Corpo dos Bombeiros a Prefeitura poderia pensar numa parceria com a empresa ESAERO, bombeiros civis e a Prefeitura para garantir o mínimo de segurança possível para a população. Afinal os impostos servem para isso.

Comente

Pequisar