Prefeitura de Floriano suspende venda de bebidas alcoólicas por dez dias

O decreto também determina que se mantenha o 'lockdown parcial' nos próximos finais de semana

Por Fernanda Gil Lustosa,

Em um novo decreto publicado nesta quinta-feira (20), a Prefeitura de Floriano determinou a continuidade do 'lockdown parcial', com medidas rígidas de funcionamento das atividades nos próximos finais de semana, além da proibição da comercialização de bebidas alcoólicas por dez dias.

Centro de Floriano (Foto:Secom)

“No período de 21 a 30 de agosto, fica suspensa a comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive via aplicativos de internet ou contato telefônico, para entrega no sistema delivery de qualquer natureza, em todos os estabelecimentos comerciais. Nos locais que comercializam produtos diversos, todas as seções e departamentos de bebidas alcoólicas deverão ser lacrados, sendo proibida, inclusive, a comercialização. Os locais que comercializam exclusivamente bebidas alcoólicas deverão permanecer fechados” diz o decreto.

De acordo com o documento, nos dias 22, 23 e 29 e 30, poderão funcionar: farmácias; pontos de alimentação localizados às margens das rodovias; serviços de saúde; imprensa; autoatendimento bancário; postos de combustíveis localizados às margens de rodovias, com exceção de suas respectivas lojas de conveniências; e serviço de delivery exclusivo para alimentos.

O descumprimento do decreto prevê multas que variam de 1.000  a 10.000 UFMF (Unidade Fiscal do Município de Floriano), que corresponde a valores de 2020 a R$3,53 a unidade, ou seja, as multas vão de R$3.530,00 a 35.300,00. Havendo reincidência, além da multa, o infrator poderá ter a decretação da interdição total do estabelecimento, além da cassação do alvará de funcionamento.

O secretário de Governo, Bento Viana, lembrou que a população tem relaxado nos cuidados necessários e, por isto, o número de casos está aumentando rapidamente na cidade e que é preciso barrar esse avanço para se evitar a superlotação dos leitos hospitalares, já que Floriano atende, também a outros municípios da região.

“Graças ao bom trabalho da Saúde, o controle dos infectados com medicação no tempo certo, uma Unidade de Referência, a FUNASA e a realização de exames necessários, tem sido possível evitar que os doentes tenham o agravamento da Covid e, assim, poucos chegam à internação hospitalar”, disse Bento Viana. 

Casos em Floriano

O boletim de Floriano registrou a recuperação de mais 38 pacientes e 17 casos confirmados para COVID-19. Devido à instabilidade no sistema de cadastramento, não foi possível incluir todos os casos positivos. Estes serão cadastrados nesta sexta-feira, 20. 

Boletim divulgado nesta quinta-feira a noite (Foto:Secom)

No Hospital Tibério Nunes, 12 pacientes estão internados em leitos clínicos e 3 em UTI. 

Matéria relacionada:

Pandemia: Piauí contabiliza mais 697 casos de pacientes infectados e 12 mortes por covid-19 em 24 horas

Comente

Pequisar