Prefeitos de Guaribas e Uruçuí recebem doses da CoronaVac em lançamento de plano de vacinação

MP recomenda que sejam vacinadas apenas pessoas dos grupos prioritários

Por Fernanda Gil Lustosa,

O prefeito de Guaribas, Joercio Andrade (MDB) recebeu a dose da vacina contra a covid-19 na solenidade da apresentação do plano de vacinação, realizada pela prefeitura nesta terça-feira (19). O município recebeu 26 doses da Coronavac. 

Prefeitos de Guaribas e Uruçuí recebem doses da CoronaVac em lançamento de plano de vacinação (Foto:Reprodução/Instagram)

Segundo informações, o prefeito não faz parte do grupo prioritário e nem trabalha na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Ao ser questionado sobre o assunto o prefeito preferiu não se posicionar.

O prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho (PP) também foi um dos imunizados contra a covid-19. Nesta primeira fase, o município recebeu 115 doses que serão aplicadas nos grupos prioritários. 

O gestor relatou que recebeu a dose por ser do grupo prioritário. Wagner também é médico e atende de forma gratuita a população da cidade em seu consultório. Ele também supervisiona uma Unidade Básica de Saúde. 

Entenda o caso

Na última segunda-feira (18), o Ministério Público do Piauí expediu uma recomendação para que imediatamente seja providenciados a aplicação e acompanhamento das doses das vacinas de covid-19 aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

MP recomenda que sejam vacinadas apenas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (Foto: divulgação / Sesapi)

Na documentação, a aplicação das vacinas deve ser iniciada pelos trabalhadores da saúde, pessoas idosas, pessoas maiores de 18 anos com deficiência que estão em residências inclusivas e indígenas vivendo em terras indígenas.

De acordo com o promotor Eny Marcos Vieira Pontes, é solicitado que seja seguido as orientações do informe técnico da "Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-10", elaborado pelo Ministério da Saúde e divulgado nessa segunda-feira (18). A recomendação foi direcionada ao secretário da Saúde, Florentino Neto, ao presidente da Fundação Mundial de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque e aos presidentes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, João Cabral e Acilimara Feitosa Moura.

Matéria relacionada: 

MP expede recomendação para que grupos prioritários sejam vacinados imediatamente    

Comente

Pequisar