MP expede recomendação para que grupos prioritários sejam vacinados imediatamente

A recomendação foi direcionada à Sesapi, FMS e Conselho Estadual de Saúde

Por Vitória Pilar,

O Ministério Público do Piauí expediu uma recomendação para que imediatamente seja providenciados a aplicação e acompanhamento das doses das vacinas de covid-19 aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Na documentação, a aplicação das vacinas deve ser iniciada pelos trabalhadores da saúde, pessoas idosas, pessoas maiores de 18 anos com deficiência que estão em residências inclusivas e indígenas vivendo em terras indígenas.

MPPI expede recomendação para que grupos prioritários sejam vacinados imediatamente (Foto: divulgação)

De acordo com o promotor Eny Marcos Vieira Pontes, é solicitado que seja seguido as orientações do informe técnico da "Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-10", elaborado pelo Ministério da Saúde e divulgado nessa segunda-feira (18). A recomendação foi direcionada ao secretário da Saúde, Florentino Neto, ao presidente da Fundação Mundial de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque e aos presidentes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, João Cabral e Acilimara Feitosa Moura.

Ainda dentro do documento, outros grupos alvos da vacina que devem ser vacinados são os  povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e comunidades tradicionais quilombolas, pessoas com determinadas comorbidades, presos, funcionários do sistema carcerário, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente grave, trabalhadores da educação, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, de transporte metroviário e ferroviário, de transporte aéreo, de transportes portuários e aquaviários.

O promotor Eny Pontes concedeu um prazo de cinco dias para que os destinatários da recomendação se manifestem sobre o documento, informando ao Ministério Público quais as providências adotadas para o cumprimento.

Comente

Pequisar