Prefeito exonera secretária que teria ‘furado fila’ para tomar vacina contra covid-19 no Piauí

MP havia instaurado procedimento para apurar o caso em Passagem Franca

Por Fernanda Gil Lustosa,

O prefeito de Passagem Franca do Piauí, Saulo Trajano (PSDB) exonerou do cargo de secretária de Saúde a nutricionista Lorayny Carvalho. A exoneração foi assinada nessa quinta-feira (28), depois que Ministério Público do Piauí instaurou procedimento contra a ex-gestora que teria tomado a primeira dose da vacina contra a covid-19, sem pertencer ao grupo prioritário. 

Prefeito exonera secretária que teria ‘furado fila’ para tomar vacina contra covid-19 no Piauí (Foto: divulgação)

O MP reforçou que agentes públicos que “furam a fila” de vacinação podem ser responsabilizados criminalmente, por ato de improbidade administrativa e compelidos à reparação por dano moral coletivo. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, Passsagem Franca do Piauí recebeu 28 doses da Coronavac e 20 da Oxford.

Em nota, o prefeito relatou que apenas os grupos prioritários: profissionais de saúde que estão na linha de frente e idosos a partir de 75 anos e pessoas com 60 que vivem em abrigos, serão os únicos, nesta primeira fase, a tomarem doses contra a covid-19. 

Saulo Trajano pontuou ainda que cumpria agenda em Teresina no primeiro dia de vacinação em Passagem Franca, portanto, não estava presente quando a secretária recebeu a dose. 

Veja a nota da prefeitura:

O prefeito de Passagem Franca do Piauí, Saulo Trajano (PSDB), assinou nesta quinta-feira (28) a exoneração de Lorayny Carvalho da Silva, do cargo de Secretária municipal de Saúde, após o Ministério Público do Piauí (MP-PI), através da 1º Promotoria de Justiça de Barro Duro, impetrar Notícia de Fato para apurar conduta de que a referida gestora teria recebido dose de vacina contra a Covid-19, sem, supostamente, pertencer a grupo de risco, grupo este referente a trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas).

O prefeito esclarece que cumpria agenda em Teresina no primeiro dia de vacinação em Passagem Franca, portanto, não estava presente quando a secretária recebeu a dose; que vai se manifestar judicialmente no âmbito do Ministério Público no prazo concedido e que o município segue rigorosamente a tabela de vacinação adotada pelo Governo do Estado bem como as medidas de restrições decretadas para conter a disseminação do novo coronavírus na cidade.

Entenda o caso

O Ministério Público do Piauí instaurou procedimento para apurar se a atual Secretária de Saúde de Passagem Franca do Piauí desrespeitou a ordem de prioridade na vacinação contra o novo coronavírus. Segundo o órgão, a gestora foi vacinada no primeiro lote recebido pelo município, aparentemente sem pertencer aos grupos prioritários.

Foi expedido ao Prefeito de Passagem Franca do Piauí, Saulo Trajano, ofício para que preste esclarecimentos sobre o caso, em até 48 horas, contadas do recebimento do feito. 

Matérias relacionadas:

MP apura se secretária de Saúde ‘furou fila’ para tomar vacina contra covid-19

MP afirma que prefeitos que tomaram vacina contra a covid-19 poderão ser penalizados

Comente

Pequisar