Projeto de lei quer proibir banheiros unissex em São Raimundo Nonato

Além dos banheiros, o projeto de lei também veta o uso de linguagem neutra

Por Sabrina Alana,

Na Câmara Municipal dos Vereadores em São Raimundo Nonato tramita um projeto de lei polêmico. De autoria dos parlamentares Rian Marcos Alves da Silva (Progressistas) e Victor Paixão Ribeiro Silveira (PSD), o projeto de lei n° 06/2022 quer proibir a instalação de banheiros unissex nos prédios da administração direta e indireta da prefeitura e em escolas do município. Além disso, o texto do projeto também veta o uso de linguagem neutra tanto nas escolas municipais de ensino básico quanto no ensino superior e em concursos públicos.

Foto: ReproduçãoO projeto foi apresentado no dia 01 de dezembro na Câmara de São Raimundo Nonato
O projeto foi apresentado no dia 01 de dezembro na Câmara de São Raimundo Nonato

O texto foi apresentado ao Legislativo Municipal no dia 01 de dezembro e especifica no primeiro artigo a proibição de instalaçao dos banheiros unissex.

“proíbe a instalação, adequação e o uso comum de banheiros públicos por pessoas de sexos diferentes, que não sejam destinados aos sexos masculino e feminino, nas Escolas Municipais, Secretarias, Agências, Autarquias, Fundações, Institutos e demais repartições públicas do Município de São Raimundo Nonato”. Diz o Art 1° do projeto de lei.

No entanto, o segundo artigo mantém o uso unissex em estabelecimentos públicos ou privados onde haja um banheiro apenas, e este seja utilizado independente do sexo, desde que: “mantida a merecida privacidade, com a porta fechada”.

A linguagem neutra é outro tema abordado pelo projeto, o texto proíbe o uso da linguagem em materiais didáticos, na grade curricular e em editais de concursos públicos. E especifica que a violação dos direitos dos estudantes de terem acesso ao ensino da linguagem culta, pode acarretar sanções administrativas.

O projeto deve ainda seguir para sanção da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro.

Confira o texto do projeto na íntegra aqui

Fonte: Redação portal AZ

Comente

Pequisar