Operação Balaiada: PMs do Maranhão mataram no PI e sumiram com o processo

O juiz de União, Roberth Arouche, determinou a restauração dos autos

Por Arimatéia Azevedo,

Dois dos cinco policiais militares presos em operação no município de Caxias, no Maranhão, contra grupo de milicianos, praticaram um assassinato na cidade de União, Piauí, e sumiram com o processo. 

Sede da delegacia regional de Caxias, responsável pelas investigações (Foto: reprodução / TV Mirante)

Os autos do inquérito policial instaurado e concluído pela Delegacia de Polícia Civil de União, que constataram como indiciado pela prática de homicídio o sargento da PM Enedino Silva, da PM do Maranhão, simplesmente, desapareceram do fórum de justiça de União. 

Fórum Desembargador Pedro Conde, em União (Foto: reprodução/Google Maps)

O crime aconteceu em 2015, tendo por vitima Adeílson de Sousa Santos. Em dezembro de 2018 o juiz de União, Roberth Rogério Marinho Arouche, determinou a restauração dos autos. O sargento Enedino Silva encontra-se preso no comando geral da PM-MA desde 30 de abril  passado. 

Decisão que determinou a restauração dos autos (Foto: reprodução)

Ele e mais quatro militares na cidade de Caxias, foram presos durante  a operação Balaiada da Polícia Civil maranhense, que desbaratou grupo miliciano suspeito de mortes e extorsões em cidades do Maranhão. 

Quando do homicídio em União PI, Enedino estava acompanhando do também sargento da PM do Maranhão, Raimundo Nonato Lima Chaves, conhecido por Nonatão, igualmente  preso na Operação Balaiada deflagrada no Maranhão.

Sobre a operação 

A "Operação Balaiada" cumpriu os mandados de Prisão Temporária e Busca e Apreensão expedidos pela Primeira Vara da Comarca de São Luís-MA. Foram presos temporariamente 05 Policiais Militares e duas outras pessoas, às quais são moradores do município de Aldeias Altas/MA. Eles foram identificados por Raimundo Nonato Lima Chaves (Nonatão); Enedito Silva; Sergio Adriano Nunes; Valmara Mourão Carvalho e Evandro Oliveira Santos. Foram presos ainda os suspeitos identificados por Antônio Simião dos Santos (Toinho) e Cícero da Silva.

As prisões ocorreram pelo envolvimento dos suspeitos com integrantes de grupos organizados que cometiam vários homicídios e outros delitos penais. Os crimes foram realizados na região de Caxias e Aldeias Altas/MA.
 

Comente

Pequisar