Pesquisa mostra que candidatos do PT em Teresina dependem de Rafael
Sozinhos Fábio Novo e Franzé, andam em tudo que é direção, mentem nas redes sociais, e não conseguem convencer o eleitor
Na eleição de 2022, Rafael Fonteles (PT) perdeu a eleição em Teresina para o ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil). A diferença entre eles, em termos absolutos, foi de 24.161 votos – ou 5,27%. Silvio ficou com 233.593 votos (50,95%) e Rafael com 209.432 (45,68%). Um tira-teima entre os dois pode se dar no ano que vem e a Pesquisa Opinar de 11 a 13 de julho mostrou essa possiblidade.

O governador, nas disputas eleitorais, arrancou em Teresina um desempenho eleitoral bom o bastante ante à figura popular do ex-prefeito, que graças ao recall que tem surfa no topo de todas as pesquisas eleitorais realizadas até aqui.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A pesquisa Opinar colocou o governador – e não os pré-candidatos petistas Fábio Novo e Franzé Silva – como potencial “grande eleitor” na cidade de Teresina em 2024. Rafael com 45,68% dos votos na eleição estadual desponta, segundo a sondagem, como um cabo eleitoral que impulsiona os petistas – num cenário de comparação em que os adversários aparecem apoiados pelo senador Ciro Nogueira.
O senador virou um ativo tóxico, porque joga para baixo os desempenhos de Sílvio Mendes e da deputada estadual Bárbara do Firmino.
Sem que sejam citados apoio de um dos dois atores políticos (o governador e o ex-ministro), Sílvio Mendes lidera em todos os cenários – inclusive como vice de Bárbaro do Firmino e do insípido ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB).
Já os petistas Fábio Novo e Franzé Silva patinam nas mesmas condições, com percentuais de intenção de voto que nunca chegam a 20% - diante de desempenhos hipertrofiados de Sílvio Mendes, de 67,38% contra Franzé e de 64,25%% contra Fábio Novo.
Num cenário de disputa em que os petistas recebam apoio do governador e do presidente Lula e Silvio Mendes e Bárbara estejam apoiados por Ciro Nogueira, o potencial de transferência de votos dos dois favorece aos petistas, que saem de suas posições desconfortáveis abaixo de 20% das intenções de voto.
Apoiado pelo governador, Fabio Novo vai a 51,38% das intenções de voto e Franzé fica com 47%.
Silvio Mendes, com apoio de Ciro Nogueira, em disputa com Fabio Novo fica com 35,5%. Contra Franzé, nas mesmas condições, pontua melhor, com 37,25%.
Ainda se está há mais de um ano da eleição, mas a pesquisa que sondou o impacto do apoio na campanha municipal de Teresina pode ter o condão de balizar ações do governo estadual a cidade – para favorecer nomes aliados, o que pode tornar Rafael Fonteles um cabo eleitoral para o PT possivelmente mais útil que o presidente Lula.
Fonte: Portal AZ