Líder quilombola é assassinada e familiares feitos de refém na Bahia
O presidente Lula e a presidente do STF, Rosa Weber, expressaram pesar à família e cobram atitude da justiça
Segundo as autoridades locais, criminosos teriam invadido a comunidade, Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, Bahia, na noite de quinta-feira (17), feito familiares de Maria Bernadete reféns e a executado a tiros. A líder quilombola era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, que também foi assassinado há quase seis anos.

Maria Bernadete, também conhecida como Mãe Bernadete, exercia papéis de liderança não apenas na comunidade, mas também na luta por direitos e igualdade racial.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tomou medidas imediatas, determinando que as polícias Militar e Civil intensifiquem as investigações para esclarecer o caso. A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), da qual Maria Bernadete era coordenadora-executiva, denuncia repetidas ameaças e perseguições aos moradores do Quilombo Pitanga dos Palmares, indicando a possibilidade de motivações ligadas a disputas territoriais.
A comunidade quilombola tem uma longa trajetória de luta por reconhecimento e preservação de seus direitos. O Quilombo Pitanga dos Palmares, formado por cerca de 289 famílias e com 854,2 hectares, já teve seu território reconhecido em 2017 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas o processo de titulação ainda não foi concluído.
A comoção do assassinato de Maria Bernadete se estende para além das comunidades quilombolas, alcançando esferas políticas e judiciais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, expressaram pesar e preocupação com o ocorrido, demandando esclarecimentos e justiça. “Bernadete Pacífico foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho e cobrava justiça pelo assassinato do seu filho, também um líder quilombola. O governo federal, por meio dos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, mandou representantes e aguardamos a investigação rigorosa do caso. Meus sentimentos aos familiares e amigos de Mãe Bernadete”, disse Lula.
A Polícia Federal da Bahia instaurou inquérito para investigar o caso e está realizando uma apuração completa dos fatos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Agência Brasil