PF deflagra operação contra desvio de recursos em Secretarias de Educação do PI

A Polícia Federal cumpriu 13 mandados e apreendeu bens de alto valor em Teresina e mais 3 cidades

Por Redação do Portal AZ,

Uma operação da Polícia Federal com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) cumpriu 13 mandados de busca e apreendeu bens de alto valor em três municípios do Piauí, no início desta quinta-feira (1). A suspeita é de desvio de recursos nas secretarias de educação de Barras, São Miguel do Tapuio e Campo Maior.

As secretarias são investigadas pela contratação de uma empresa, para fornecimento de material didático, sem o devido processo de seleção.

Foto: PFA ação mobilizou 45 agentes da Polícia Federal
A ação mobilizou 45 agentes da Polícia Federal

A investigação teve origem em fiscalizações do TCE, que apontaram indícios de fraude e direcionamento na contratação de uma empresa investigada pelas Secretarias Municipais de Educação dos municípios mencionados. O processo revelou ainda pagamentos indevidos e corrupção envolvendo agentes públicos e políticos. A Polícia Federal não mencionou nome dos envolvidos.

“O modus operandi da empresa, ela adquiria os direitos autorais do material didático, utilizando isso como justificativa para que fosse contratada ja que somente ela teria esse material para fornecer aos municípios, porém os municípios não justificaram porque que aquele material seria o único capaz de atender aos interesses do Poder Publico. Não foi mostrada a invisibilidade de competição”, explica o delegado Vinicius Andrade. 

A operação busca interromper as práticas criminosas, coletar provas, identificar outros envolvidos e recuperar bens adquiridos com os recursos desviados da educação. O inquérito abrange crimes licitatórios, crimes contra a Administração Pública, associação criminosa e lavagem de dinheiro. 
 

Foto: PFAs investigações tiveram início em fiscalizações do TCE
As investigações tiveram início em fiscalizações do TCE

Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, documentos, quantias em dinheiro, armas, munições e automóveis.

A operação mobilizou 45 policiais federais para o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens de alto valor em endereços vinculados aos investigados, tais como residências e empresas, nos municípios de Teresina/PI, Barras/PI, São Miguel do Tapuio/PI e Campo Maior/PI. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

Fonte: Polícia Federal

Comente

Pequisar