Promotor suspeito de cobrar para arquivar processo é alvo de mandado da PF

Segundo denúncia, o promotor teria cobrado R$ 3 milhões pelo arquivamento do processo

Por Redação do Portal AZ,

Um promotor do Piauí foi alvo de mandado da Polícia Federal nesta quarta-feira (7) durante a Operação Iscariotes. O promotor é suspeito de exigir vantagem indevida de R$ 3 milhões para arquivar um procedimento investigatório criminal (PIC) contra um empresário.

A Polícia Federal não revelou o nome do suspeito.

Foto: PFOperação Iscariotes
Operação Iscariotes

A denúncia surgiu quando a vítima procurou o plantão da Polícia Federal e relatou que foi abordada pelo promotor de justiça em um restaurante. Segundo o relato, o promotor deu à vítima poucos dias para pagar a quantia expressiva em troca do arquivamento da investigação. Diante da gravidade da denúncia, o caso foi comunicado ao Procurador-Geral de Justiça do Piauí, que solicitou a cooperação da Polícia Federal devido à iminência da entrega do dinheiro.

Foto: PFDurante cumprimento do mandado malas de dinheiro estavam na residência do promotor
Durante cumprimento do mandado malas de dinheiro estavam na residência do promotor

Após vários dias de diligências, a equipe de investigação confirmou os relatos da vítima, registrando inclusive o recebimento de parte do montante pelo investigado. Com base na representação ministerial, o Tribunal de Justiça do Piauí expediu o mandado de busca e apreensão.

As investigações, iniciadas há apenas uma semana, exigiram um esforço concentrado da Polícia Federal e da PGJ/MPPI devido à gravidade dos fatos. Se comprovada a culpa, o promotor poderá responder pelo crime de concussão, que envolve a exigência de vantagem indevida para si ou para outrem, em razão da função pública.

A operação foi denominada Iscariotes, em referência a Judas Iscariotes, por analogia ao promotor, que teria traído a confiança depositada nele pelo Estado e pela instituição ao agir de forma corrupta.

Fonte: PF

Comente

Pequisar