Imepi apreende mais de 900 produtos irregulares no norte do Piauí
Fiscais identificam itens falsificados em lojas de eletro, papelarias e de pneus
Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam mais de 900 produtos irregulares durante uma fiscalização realizada nesta quinta-feira (17) na região norte do estado. A operação, que ocorreu em lojas de eletro e eletrônicos, papelarias, pneus e artigos para casa, retirou de circulação itens que ofereciam riscos à segurança dos consumidores.

Entre os produtos apreendidos estão mais de 233 adaptadores para tomadas, 60 pneus e 46 carregadores de celulares, além de televisores e ventiladores que não possuíam certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, destacou os perigos desses produtos, como risco de curto-circuito, choques elétricos e acidentes graves em casos de pneus inadequados.
“As fiscalizações vão continuar para combater o comércio de materiais que oferecem riscos à saúde e ao bolso do consumidor. É essencial que os produtos sigam as normas de segurança do Inmetro”, afirmou Patrícia.
Empresários flagrados com mercadorias irregulares estão sujeitos a multas, que variam conforme o porte do estabelecimento e a gravidade da infração. O Imepi disponibiliza um canal para denúncias e esclarecimentos por meio do telefone da Ouvidoria: (86) 99456-1921.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Governo do Piauí