Triplo homicídio: polícia investiga morte de indígenas carbonizadas no Amazonas

Autoridades confirmam assassinato de três mulheres indígenas em São Gabriel da Cachoeira. Comunidades cobram justiça

Por Viviane Setragni,

A Polícia Civil do Amazonas confirmou que o caso das três mulheres indígenas encontradas carbonizadas em São Gabriel da Cachoeira trata-se de um triplo homicídio. O laudo da perícia apontou que as vítimas foram mortas antes de terem os corpos incendiados, descartando a hipótese inicial de um acidente ou incêndio criminoso sem intenção de homicídio.

Foto: Reprodução | PC-AMPolícia Civil
Polícia Civil


A identidade das vítimas não foi divulgada, mas sabe-se que pertenciam a comunidades indígenas da região. Elas estavam desaparecidas há alguns dias antes de seus corpos serem encontrados. De acordo com a polícia, os exames periciais indicam que as mulheres apresentavam sinais de violência antes de serem carbonizadas.

Testemunhas que presenciaram os fatos também teriam corroborado a versão apresentada pela polícia.

A aldeia onde o crime ocorreu está situada em uma área reivindicada por povos originários, mas que sofre por conflitos históricos com proprietários rurais pela posse das terras, mas até o momento não há indicação de que o crime esteja relacionado a essa disputa.

Os corpos das três vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Dourados, que fica a cerca de 230 quilômetros (km) de Campo Grande.

Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) diz repudiar "todo e qualquer ato de violência contra os povos indígenas e acompanha o caso dos indígenas carbonizados na retomada Avaeté em Dourados (MS), por meio do seu Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas (DEMED)". Uma equipe da pasta foi enviada ao local para auxiliar no caso.

O MPI também informou ter acionado o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Polícia Federal no Mato Grosso do Sul "para solicitar a investigação do crime em regime de urgência, pelas constantes ameaças, violações territoriais e atos de violência sofridos pelos Guarani e Kaiowá".

Fonte: Polícia Civil

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar