PF detecta mais de 2 mil drones ilegais durante a COP30 em Belém
Monitoramento barrou 184 tentativas de voo proibido em áreas sensíveis do evento
A Polícia Federal informou nesta terça-feira (18) que mais de dois mil drones foram identificados realizando operações irregulares em áreas sensíveis de Belém durante a COP30. O levantamento parcial aponta que, entre 31 de outubro e 15 de novembro, o sistema de vigilância do Centro Integrado de Controle de Aeronaves Remotamente Pilotadas e Contramedidas (CIC-ARP/CM) registrou 2.270 drones sem autorização e impediu outras 184 tentativas de voo em regiões de acesso restrito.
As áreas monitoradas incluem pontos estratégicos como o Aeroporto Internacional de Belém, o Parque da Cidade, os portos Miramar e Outeiro e todos os locais onde ocorre a agenda presidencial. A PF reforça que está proibido operar drones nesses espaços durante a conferência, por razões de segurança e proteção do evento.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A instituição lembra que voar com aeronaves não tripuladas sem permissão configura infração administrativa e pode caracterizar crime, sujeitando o responsável a penalidades civis, criminais e administrativas previstas na legislação brasileira.
Segundo a Polícia Federal, as ações de monitoramento e neutralização continuarão ao longo da COP30 para garantir a segurança das delegações, autoridades e participantes.
Fonte: Agência Brasil