Wellington Dias ressalta planejamento e queda na transmissão do coronavírus para flexibilização de setores
Governador destacou que projeções da doença no estado irão definir novas decisões
(Atualizada às 11h52)
O governador do Piauí, Wellington Dias, assinou o decreto que prorroga o isolamento social até 22 de junho, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (08). Na ocasião, ele também destacou o Pacto de Retomada Organizada - o Pro Piauí, que define o retorno das atividades econômicas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Governador Wellington Dias (Foto:reprodução)
Segundo o governador, os setores da construção civil, serviços de saúde (psicologia/fisioterapia e terapia ocupacional) e setores automotivos, que estão na primeira fase do plano de flebilização, deverão seguir protocolos com algumas exigências, dentre estas apresentar um planejamento, que inclui itens como a testagem dos funcionários, normas de higiene e regras de autorregulação para fiscalização.
“Nós estamos realizando um questionário pela internet onde cada empresário terá que responder perguntas para poder participar da retomada. Cada medida adotada está sendo feito de forma responsável e organizada para evitar a maior disseminação do vírus. Estamos dando um passo para frente, mas podemos a qualquer dia tomar medidas de voltar para trás se alguma coisa der errado”, explicou.
Decreto assinado hoje por Wellington Dias (Foto: divulgação)
Com o lançamento do pacto, também foi criado um Comitê Técnico para acompanhar semanalmente a reabertura das atividades não essenciais. “Inicialmente estamos trabalhando para garantir a retomada dos três setores, e o comitê está pronto para trabalhar para as outras atividades, inclusive das religiosas. O objetivo é ter o protocolo geral e os específicos de cada setor”, disse Wellington Dias.
Na coletiva o governador ressaltou a responsabilidade individual de cada pessoa e que o uso das máscaras ainda é uma das principais medidas de prevenção de contaminação. As projeções da doença no estado irão definir novas decisões.
Wellintgon assina novo decreto de isolamento (Foto: reprodução)
“Nós tínhamos uma situação em que a transmissibilidade estava alta e a previsão era de que nós teríamos chegado a 120 mil pessoas com coronavírus e na verdade, chegamos, a 87 mil, e começou crescendo quatro vezes, mas caiu agora para menos de uma vez. Embora o acumulado de óbitos cresça, a taxa de crescimento ainda é menor. Queremos alcançar o ponto de equilíbrio ainda neste mês de junho de maneira que possamos não ter nenhum óbito em 24h. O programa de retomada não é irresponsável", concluiu. Clique aqui para assistir ao vídeo.
Leia o documento:
Casos no Piauí
O Piauí voltou a registrar 15 óbitos pelo novo coronavírus em um prazo de 24 horas, além de 143 novos casos da doença. Agora, com a atualização do boletim epidemiológico pela Secretaria Estadual de Saúde, o estado contabiliza 254 mortes e 7621 casos. As vítimas são onze pacientes do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Dos 143 novos casos, 74 são homens e 69 são mulheres com idades que variam entre 10 e 98 anos.
Piauí alcança a marca de 254 mortes - Foto: divulgação
Das 15 mortes registradas, os homens tinham 70 anos, natural de Água Branca; 72 anos, de Campo Maior; 58 anos de Parnaíba; 54 , 70 , 71 , 76, 77, 79 e dois de 72 anos, todos de Teresina. Cinco dos 11 pacientes não possuíam nenhuma doença relacionada. Os demais apresentavam problemas como diabetes ou hipertensão.
As vítimas do sexo feminino tinham 52 anos, de Parnaíba; 87 anos, de Picos; 72 anos, Nossa Senhora dos Remédios, e 65 anos de Teresina. Todas elas possuíam histórico de comorbidades.
Matérias relacionadas:
Wellington Dias vai prorrogar isolamento social até 22 de junho e reabrirá três setores no Piauí
Empresas deverão adotar medidas e assinar termo de compromisso para retomar as atividades
Pelo segundo dia consecutivo, Piauí registra mais 15 mortes por covid-19