Juiz Federal suspende eleição da OAB para escolha de desembargador do TJ-MA

Advogados recém admitidos na Ordem não poderiam votar

Por Redação do Portal AZ,

Está suspensa a escolha de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão,  pela OAB, na vaga do Quinto Constitucional. 

Segundo o blog do Gilberto Leda, o juiz federal substituto André Coutinho da Fonseca Fernandes Gomes, quer explicações da Ordem se advogados que prestaram compromissos recentemente votaram na escolha dos candidatos à lista dos 12 eleitos. 

Foto: CNJTribunal de Justiça do Maranhão
Tribunal de Justiça do Maranhão

Diz Leda: “A Justiça Federal suspendeu, no fim da noite desta quarta-feira, 26, o processo da OAB-MA para escolha de desembargador do TJMA pelo Quinto Constitucional.

A eleição direta ocorreu na segunda-feira, 24, e a sabatina dos 12 eleitos estava marcada para hoje, 27.

A decisao é do juiz federal substituto André Coutinho da Fonseca Fernandes Gomes, no plantão judicial.

Alem de suspender todo o processo, ele determinou que a Ordem informe, em 15 dias, a lista de advogados que prestaram compromisso entre os dias 8 de fevereiro e 23 de abril.

Em tese, estes não poderiam votar na eleição, mas há relatos de que alguns votaram.

“Tal situação, ao que parece, para além de violar objetivamente o regramento estabelecido para o pleito, teria o potencial de, em prejuízo da segurança jurídica, impactar o resultado da própria eleição”, despachou Gomes.

O magistrado determinou, ainda, que a OAB-MA apresente a lista de advogados aptos a votar no processo, a votação dos candidatos por subseção – bem como os quantitativos de votos brancos e nulos – e os dados da apuração dos votos na plataforma ElejaOnLinex.

Fonte: Com informações do Gilberto Leda

Comente

Pequisar