TRE-PR retoma julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro

Terceira sessão para analisar acusações de abuso de poder econômico na pré-campanha de 2022 está marcada para as 14h desta segunda-feira

Por Redação do Portal AZ,

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retoma nesta segunda-feira (8) o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato e atualmente filiado ao partido União-PR. Esta será a terceira sessão para analisar o caso, prevista para iniciar às 14h.

Caso o TRE decida pela cassação, Moro não perderá imediatamente seu cargo, pois sua defesa poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se a cassação for confirmada pelo TSE, novas eleições serão convocadas no Paraná para preencher a vaga do senador, e ele também poderá ficar inelegível por oito anos.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasilministro sérgio moro
Sérgio Moro

Até o momento, o julgamento encontra-se empatado em 1 a 1. Na primeira sessão, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza votou contra a cassação, enquanto na segunda sessão, o desembargador José Rodrigo Sade manifestou-se a favor.

Após o empate na votação, a desembargadora Claudia Cristina Cristofani pediu vista do processo e suspendeu o julgamento, aguardando a análise dos demais cinco magistrados. O tribunal analisa duas ações nas quais o PT, o PL e o Ministério Público Eleitoral acusam Moro de abuso de poder econômico na pré-campanha de 2022.

A defesa de Moro, representada pelo advogado Gustavo Guedes, defendeu a inocência do senador, negando as irregularidades apontadas na pré-campanha. Guedes argumentou que não houve caixa 2 nas eleições e que as acusações são baseadas em informações infladas pela acusação, destacando a robustez da pré-campanha como uma estratégia legal e não irregular.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar