STF mantém bloqueio de perfis de Monark e rejeita recursos do X e Discord
Com 3 votos a 1, ministros reafirmam decisão contra influenciador por divulgação de fake news
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve o bloqueio dos perfis do influenciador digital Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, nas redes sociais X (antigo Twitter) e Discord. Com 3 votos a 1, o colegiado rejeitou os recursos apresentados pelas plataformas, que questionavam a decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
O ministro Moraes argumentou que as redes sociais não têm o direito de recorrer das medidas impostas contra Monark, pois essas ações dizem respeito diretamente ao influenciador, investigado por disseminação de notícias falsas nas eleições de 2022. "É incabível ao recorrente opor-se ao cumprimento do bloqueio dos canais, perfis, contas", afirmou Moraes.
Os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam o relator, enquanto os votos de Luiz Fux e Cármen Lúcia ainda não foram depositados. A decisão inclui a suspensão das redes sociais de Monark, além da aplicação de multa de R$ 300 mil e o bloqueio de suas contas bancárias.
O julgamento ocorre em sessão virtual, com encerramento previsto para esta sexta-feira (27), e faz parte de investigações sobre a disseminação de "notícias fraudulentas" no contexto das eleições de 2022.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Agência Brasil