TSE realiza verificação de integridade dos sistemas eleitorais antes do 2º turno
Evento inclui representantes de instituições e autentica sistemas eleitorais essenciais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu, neste sábado (26), a verificação de integridade e autenticação dos sistemas eleitorais que serão utilizados no segundo turno das eleições, programado para este domingo (27/10) em 51 municípios brasileiros. A cerimônia, que é uma prática comum antes de cada eleição, teve como objetivo garantir a confiabilidade dos sistemas eleitorais, assegurando que estão aptos para gerenciar o processo de votação e a apuração dos resultados.
Durante o evento, representantes de diversas entidades, incluindo o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Polícia Federal (PF), estiveram presentes para acompanhar o processo de verificação. Embora a presidente do TSE, Cármen Lúcia, não tenha comparecido, a presença de instituições fiscalizadoras foi crucial para reforçar a transparência e a segurança do sistema eleitoral.
Na ocasião, foram autenticados três sistemas fundamentais para a realização das eleições: o Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot), que acompanha e gerencia os resultados das eleições; o Receptor de Arquivos de Urna (RecArquivos), responsável por receber os pacotes enviados com os boletins de urna; e o Informação de Arquivos de Urna (InfoArquivos), que fornece ao Transportador de Arquivos a situação dos arquivos enviados e recebidos pela Justiça Eleitoral.
Essas medidas são parte do compromisso do TSE com a integridade e a transparência do processo eleitoral, que busca garantir a confiança da população nas eleições. A autenticidade dos sistemas é um passo vital para assegurar que os dados coletados durante a votação sejam precisos e confiáveis, promovendo a legitimidade do pleito e assegurando que a vontade dos eleitores seja respeitada.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Correio Braziliense