Centrão: Maioria na gestão de cidades brasileiras

Partidos do Centrão assumirão administração de 62% dos municípios do Brasil a partir de 20

Os partidos que compõem o grupo conhecido como Centrão conquistarão a gestão de 3.500 municípios a partir de 2025, o que corresponde a expressivos 62% das cidades brasileiras.

Relevância nas Eleições

A atuação desse bloco político nas eleições municipais é observada com atenção pelas lideranças políticas, principalmente devido ao impacto nas eleições de 2026.

A capilaridade do Centrão nos municípios pode ser decisiva para mobilizar eleitores rumo à corrida presidencial que se avizinha. Além disso, o resultado nas urnas terá reflexos na influência política do grupo junto ao governo federal.

Distribuição de Poder e Influência

Atualmente, MDB, União Brasil e PSD detêm três ministérios cada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já PP e Republicanos, embora não façam oficialmente parte do governo, têm dois ministros cada em seus quadros.

PSD, MDB e PP se destacam como as legendas do Centrão com o maior número de prefeituras, sendo o PSD o grande vencedor com 885 municípios, seguido pelo MDB com 853, representando a maior população, e o PP em terceiro lugar, com 746 prefeituras conquistadas.

Representatividade em Grandes Cidades

No cenário urbano, o PSD terá sob sua administração o maior município do país, o Rio de Janeiro, além de cidades importantes como Belo Horizonte (MG), São Luís (MA) e Florianópolis (SC).

Comente

Pequisar