Direitos políticos de Dirceu restituídos: entenda a reviravolta

Decisão do STF anula condenações de Dirceu e pode recolocá-lo na política. Saiba mais!

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de anular as condenações de José Dirceu (PT) promove uma reviravolta em sua trajetória política, possibilitando o retorno do ex-ministro ao cenário eleitoral ao restituir seus direitos políticos.

Com a anulação das condenações, José Dirceu deixa de ser considerado "ficha suja" e recupera a elegibilidade, conforme explicou o professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF), Gustavo Sampaio, à CNN.

Agora livre de pendências judiciais, Dirceu poderá até mesmo pleitear um cargo na Câmara dos Deputados, função que ocupou por 14 anos, entre 1991 e 2005. Em uma entrevista à CNN no início deste ano, o petista já havia mencionado a possibilidade de se candidatar novamente, destacando que a decisão final será tomada no segundo semestre de 2025.

A notícia da anulação das condenações foi recebida com tranquilidade pelo ex-ministro José Dirceu, conforme seu advogado Roberto Podval. A defesa ressaltou que a medida não apenas restabelece os direitos políticos de Dirceu, mas também sinaliza um novo capítulo em sua carreira política.

Em 2016, José Dirceu foi condenado a 23 anos e três meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, em um processo relacionado à operação Lava Jato. O ex-chefe da Casa Civil foi apontado, na ocasião, como beneficiário de propinas pagas pela empreiteira Engevix em contratos com a Petrobras.

Desdobramentos da Decisão do STF

A decisão de Gilmar Mendes de anular as condenações de Dirceu na Lava Jato atendeu a um pedido da defesa do ex-ministro, com o processo mantido em sigilo. Anteriormente, em maio deste ano, a segunda turma do STF já havia decidido que o crime de corrupção passiva pelo qual Dirceu foi acusado estava prescrito.

Outros dois recursos pendentes no Superior Tribunal de Justiça (STJ), relativos a lavagem de dinheiro e organização criminosa, foram igualmente anulados com a recente decisão de Gilmar Mendes, consolidando a reviravolta na situação jurídica de José Dirceu.

Perfil de José Dirceu

Político de 78 anos, José Dirceu teve uma extensa carreira, atuando como deputado estadual e federal por São Paulo, além de ter sido ministro-chefe da Casa Civil durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo do "mensalão", Dirceu deixou o cargo de ministro e perdeu o mandato de deputado em 2005.

Mais recentemente, em agosto deste ano, José Dirceu foi hospitalizado com suspeita de problemas cardíacos, passando por um cateterismo e recebendo alta após três dias no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Posicionamento da Defesa de Dirceu

A defesa de José Dirceu comemorou a decisão do STF, destacando que a anulação das condenações evidencia a quebra de parcialidade nas ações judiciais contra o ex-ministro. O advogado Roberto Podval ressaltou que a restituição dos direitos políticos de Dirceu é um passo significativo e reiterou a confiança do petista na Justiça, que sempre foi mantida ao longo do processo.

Como desdobramento, o Ministério da Justiça registrou mais de 3 mil crimes eleitorais no primeiro turno das eleições, evidenciando a relevância do tema político no cenário nacional.

Comente

Pequisar