Projeto de Lei propõe inclusão da Bíblia no curriculo das escolas do Piauí
A iniciativa busca abordar a Bíblia como tema cultural e histórico, com aulas e eventos facultativos.
Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta segunda-feira (18), propõe a inclusão da Bíblia como uma temática transversal na grade curricular das escolas estaduais. O texto, de autoria do deputado estadual João Mádison (MDB), sugere que a Bíblia, em suas vertentes cristã e judaica, seja abordada nas escolas como um conteúdo de relevante valor histórico e cultural, contribuindo para a formação ética, social e crítica dos estudantes.
Objetivos do projeto e justificativa
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O projeto argumenta que, mais do que um texto religioso, a Bíblia é um fenômeno social que resulta de múltiplas relações históricas e culturais. Ela exerce influência em contextos diversos e é fundamental para a construção de uma memória cultural compartilhada entre diferentes povos e gerações. "A Bíblia, com sua abrangência histórica, cultural e literária, pode enriquecer a educação, ampliando o entendimento dos alunos sobre o mundo e suas diversas influências", explicou o deputado João Mádison.
Modalidades de implementação
A proposta não trata do ensino religioso confessional, mas sugere que a temática seja ministrada de forma transversal, podendo ser abordada por meio de aulas, seminários, palestras ou até semanas culturais. O conteúdo abrangeria tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, explorando a influência da Bíblia na literatura, na cultura e na história global. A proposta também estabelece que a participação dos alunos seja facultativa, com a matrícula sendo opcional.
Próximos passos
O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, e, se aprovado, será submetido ao Plenário para votação final. A proposta tem gerado debates sobre a maneira de integrar o tema sem ferir a laicidade do ensino público, sendo um assunto de grande repercussão nas discussões educacionais do estado.
Fonte: Alepi