Plano Estadual da Primeira Infância é lançado com capacitação nesta segunda (25)
O evento reúne técnicos de 224 municípios para qualificar a execução de programas sociais.
Nesta segunda-feira (25), a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com a Coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), promove o Seminário de Apoio Técnico do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e lança o Plano Estadual da Primeira Infância. O evento ocorre no Diferencial Buffet, em Teresina, das 8h às 17h, reunindo cerca de 400 técnicos e gestores dos 224 municípios piauienses.
Qualificação e planejamento estratégico
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A superintendente de Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, destacou o objetivo do seminário:
“O evento visa qualificar gestores e trabalhadores do SUAS, fomentar conhecimentos, e promover debates e troca de experiências. Pretendemos identificar desafios e propor novas estratégias para o desenvolvimento de programas como Primeira Infância no SUAS/PCF, PROCAD-SUAS, Cadastro Único e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A elaboração do Plano contou com uma metodologia participativa, envolvendo diversos setores da sociedade e gestores locais.
Construção do Plano Estadual da Primeira Infância
Entre junho de 2023 e abril de 2024, a Sasc realizou sete Seminários Descentralizados da Primeira Infância no SUAS/PCF, que envolveram 2.237 técnicos e gestores das áreas de assistência social, saúde, educação e sociedade civil. Esse processo contribuiu para identificar as necessidades e alinhar as estratégias que compõem o Plano.
“O Plano representa um esforço coletivo para priorizar ações e programas voltados à primeira infância. É um marco que consolida a política pública no estado e reforça a importância de investir nos primeiros anos de vida.”
O evento também será uma oportunidade para os participantes debaterem os desafios enfrentados na execução dos programas sociais e compartilharem boas práticas. Espera-se que os gestores saiam mais preparados para fortalecer a implementação das políticas do SUAS em suas localidades.
Fonte: Governo do Piauí