Teresina terá minirreforma administrativa para otimizar gestão a partir de 2025

Sete órgãos municipais serão extintos, e mudanças estruturais devem impactar o orçamento

Por Carlos Sousa,

A nova gestão municipal de Teresina, liderada pelo prefeito eleito Silvio Mendes (União Brasil), iniciará seu mandato em janeiro de 2025 com uma série de mudanças administrativas. Um pacote de medidas enviado à Câmara Municipal prevê a extinção de sete órgãos, remanejamento de pastas e criação de novas secretarias, compondo uma minirreforma que visa otimizar a gestão pública.

Foto: Google MapsSede da Prefeitura de Teresina

As propostas serão analisadas e votadas até o início de dezembro, segundo o vereador Gustavo de Carvalho (PT), relator do Orçamento 2025. A aprovação é considerada essencial para acelerar os trabalhos da futura administração e ajustar o orçamento do próximo ano às novas demandas estruturais.

Mudanças previstas

Extinção e incorporação de órgãos

SAAD Sudeste II será incorporada pela SDU Sudeste.

SAAD Sul II será incorporada pela SDU Sul.

SEMEST será incorporada à SEMDEC.

SEMDUH será extinta, com suas funções de limpeza pública transferidas para uma nova Diretoria de Limpeza Pública na ETURB.

SEMP será incorporada à SDR.

Coordenadoria de Direitos Humanos será subordinada à SEMCASPI.

Criação de novas secretarias

Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semusp): cuidará da Guarda Civil Municipal, sob a liderança do coronel Wagner Torres.

Secretaria Municipal de Articulação Institucional (SEMAI): será comandada por Vitor Linhares.

Novas atribuições

A gestão de mercados públicos, cemitérios, galerias e lagoas será transferida para as SDUs locais.

As mudanças na estrutura administrativa terão reflexos no orçamento de 2025, que está sendo ajustado pela Comissão de Finanças. Um dos destaques é o remanejamento de R$ 4 milhões para a Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), proposto pelo vereador Valdemir Virgino (PRD).

Apesar das solicitações feitas por futuros secretários e a equipe de transição, Carvalho enfatizou que saúde, educação, mobilidade urbana e assistência social continuarão sendo prioridades na distribuição de recursos. Qualquer mudança no orçamento precisará do aval da equipe de transição e do prefeito eleito.

De acordo com Gustavo de Carvalho, a reforma busca "dar serenidade e acelerar a gestão do futuro prefeito doutor Silvio Mendes". Para ele, a reestruturação demonstra o amadurecimento político da atual administração e prepara a cidade para enfrentar desafios maiores a partir do próximo ano.

Fonte: PMT

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