Divisão parlamentar: Inquérito Fake News no Congresso

Parlamentares divididos sobre continuidade do inquérito das Fake News. Veja os números!

Uma recente pesquisa realizada pela Ranking dos Políticos revelou uma divisão significativa entre os parlamentares do Congresso Nacional em relação ao Inquérito das Fake News. O levantamento, que contou com a participação de 137 congressistas, sendo 111 deputados federais e 26 senadores, expôs opiniões divergentes sobre a continuidade dessa investigação, iniciada pelo STF em 2019 e prorrogada por mais seis meses em dezembro passado por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Posições dos Deputados Federais

De acordo com os resultados obtidos, 26,1% dos deputados e 38,5% dos senadores ainda defendem a relevância e os objetivos do inquérito em andamento. Entretanto, uma parcela dos parlamentares considera que o processo já foi concluído ou questiona sua legalidade desde o início.

Para 32,4% dos deputados federais, o Inquérito das Fake News já atingiu seus objetivos, enquanto 41,4% acreditam que o inquérito é ilegal desde sua origem. Apenas 26,1% opinaram que ainda há objetivos a serem alcançados.

Opiniões no Senado

No Senado, os dados revelam uma divergência ainda maior. Apenas 15,4% dos senadores consideram que o inquérito alcançou seus propósitos. Houve um empate técnico entre os que questionam a legalidade desde o início e os que acreditam que ainda há objetivos a serem cumpridos, com 38,5% dos senadores votando em cada uma das respostas. Outros 7,6% não souberam ou não responderam à pergunta.

A pesquisa, realizada nos dias 19 e 20 de março, seguiu critérios de proporcionalidade partidária, entrevistando os parlamentares pessoalmente ou por telefone. Os resultados evidenciam as diversas perspectivas e posicionamentos dos representantes do povo em relação a um tema tão sensível e relevante como as Fake News.

Comente

Pequisar