Vice-governador do RJ, Thiago Pampolha é aprovado para vaga no TCE
Com 57 votos na Alerj, Pampolha renuncia ao cargo e assume como conselheiro do Tribunal de Contas
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (21), a indicação do vice-governador Thiago Pampolha para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A nomeação recebeu 57 votos favoráveis, cinco contrários e sete abstenções.

O resultado da votação será publicado no Diário Oficial e comunicado ao governador Cláudio Castro, responsável pela indicação. Com a aprovação, Pampolha oficializou a renúncia ao cargo de vice-governador.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Durante a sessão, o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), elogiou a escolha e defendeu mais atenção do TCE às prefeituras do interior. “Não tenho dúvidas quanto aos requisitos técnicos do Pampolha para ocupar a vaga. Espero que sua ida ao TCE ajude a mudar a lógica de punição a gestores municipais que enfrentam dificuldades técnicas”, afirmou.
Thiago Pampolha, de 38 anos, é advogado e iniciou sua trajetória política em 2010, quando foi eleito deputado estadual. Foi reeleito por mais dois mandatos e atuou como secretário de Esporte, Lazer e Juventude e, posteriormente, de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Em 2023, assumiu o cargo de vice-governador.
Na Alerj, integrou comissões de destaque como a de Constituição e Justiça, Orçamento e Tributação. “Adquiri uma sólida bagagem nas áreas fiscal e orçamentária. Essa nova etapa no TCE é uma decisão familiar e representa um novo desafio na minha vida pública”, destacou Pampolha.
Ele ocupará a vaga deixada pelo conselheiro José Maurício Nolasco, que teve a aposentadoria compulsória publicada no último dia 19.
Fonte: Agência Brasil