Greta Thunberg diz que foi sequestrada em Israel e pede libertação de ativistas
A ativista sueca foi sequestrada enquanto tentava levar ajuda humanitária em um barco para presos na faixa de Gaza
A ativista sueca Greta Thunberg afirmou nesta terça-feira (10) que foi sequestrada por forças israelenses em águas internacionais, ao lado de outros ativistas pró-Palestina, durante uma tentativa de levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O grupo foi detido após a abordagem da Marinha de Israel e, segundo Thunberg, levado ao país contra a vontade.

Em pronunciamento no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, após sua deportação, Thunberg declarou que se recusou a assinar um documento que alegava entrada ilegal em território israelense. “Deixei claro em meu depoimento: fomos sequestrados em águas internacionais. Não violamos nenhuma lei”, disse ela, pedindo a libertação imediata dos demais ativistas que permanecem detidos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O grupo foi interceptado na manhã de segunda-feira (9), quando se aproximava da costa de Gaza a bordo de um navio de ajuda humanitária. A embarcação tentava romper o bloqueio naval imposto por Israel ao território palestino.
Thunberg, de 22 anos, também rebateu críticas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que já a chamou de “pessoa raivosa”. Em tom irônico, ela comentou: “Acho que o mundo precisa de mais jovens mulheres raivosas, especialmente diante do que está acontecendo.”
A ativista garantiu que a missão não se tratava de um golpe publicitário e lembrou que uma ação anterior, com uma embarcação maior, foi cancelada após bombardeios. Visivelmente cansada, Thunberg disse precisar de descanso e afirmou que ainda não decidiu se retornará à Suécia.
Fonte: Portal AZ