Zanin recebe íntegra de celular de Vorcaro antes de sessão do STF

Conteúdo foi entregue pela PF após determinação do ministro, que pediu acesso irrestrito aos dados

Por Redação,

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu nesta segunda-feira (14) a íntegra do conteúdo extraído do celular de Daniel Vorcaro, dono do extinto Banco Master. O material foi entregue pela Polícia Federal (PF) após determinação de Zanin, que havia estabelecido prazo de 24 horas para que a corporação compartilhasse uma cópia completa do aparelho apreendido durante a Operação Compliance Zero, realizada em novembro do ano passado. O conteúdo já está no gabinete do ministro.

Foto: Ed Alves/CB/DA.PressOk

A decisão de Zanin ocorreu no domingo (13), depois de o ministro cobrar acesso irrestrito aos dados do aparelho. O magistrado estava entre os integrantes da Corte que defendiam a análise do espelhamento completo do celular para ampliar a avaliação das informações antes de uma decisão do plenário. O ministro Gilmar Mendes também recebeu o material. A medida ocorre em meio às investigações relacionadas ao Banco Master e às informações encontradas no aparelho de Vorcaro.

A entrega dos dados acontece às vésperas de uma sessão do STF marcada para esta terça-feira (15). Os ministros devem analisar se a Corte deve investigar a existência de uma suposta troca de mensagens entre Vorcaro e o ministro Alexandre de Moraes. O caso aumentou a tensão interna no Supremo, especialmente diante das diferentes posições dos ministros sobre o acesso e o uso das informações obtidas pela Polícia Federal durante a investigação.

Antes da decisão de Zanin, o ministro André Mendonça havia encaminhado um ofício no qual alertava que a abertura e o compartilhamento integral dos dados poderiam tumultuar o julgamento e prejudicar o andamento das investigações. Mendonça argumentou que os ministros já tinham acesso às informações necessárias para avaliar o caso. Com o recebimento da íntegra do celular, Zanin passa a ter acesso ao conjunto completo de dados apreendidos pela PF, que poderá ser analisado antes da sessão prevista para esta terça-feira.

Fonte: Correio Braziliense

Comente

Pequisar