Wellington Dias proíbe venda de bebidas alcoólicas e anuncia novas medidas em combate à covid-19 no Piauí

Segundo o governador, não haverá lockdown nesse momento na capital

Por Jade Araújo,

O governador Wellington Dias anunciou na tarde desta quarta-feira (13) em entrevista à TV Clube, novas diretrizes para reduzir o trânsito de pessoas nas ruas do Piauí. Entre elas, a proibição da venda de bebidas alcoólicas (lei seca), rodízio de carros, paralisação no transporte intermunicipal e redução de serviços essenciais serão as novas medidas que serão válidas a partir desta sexta-feira (15) e seguirão até domingo (17) no estado. As restrições foram acertadas com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, Jonas Moura, presidente da Associação Piauiense dos Municípios e o setor privado. 

Wellington Dias proíbe venda de bebidas alcoólicas e anuncia novas medidas (Foto: Ccom)

Segundo o governador, não haverá lockdown nesse momento na capital e por isso, essas medidas serão colocadas para reduzir o número de pessoas nas ruas e evitar a proliferação do vírus. Para serem cumpridas as medidas, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e o Exército farão a fiscalização.

"No Piauí não vamos adotar o lockdown típico, que é uma paralisação total, não haverá pelo menos nesse instante. Eu não digo que se for necessário não faremos, eu quero fazer, mas quero dar a oportunidade de trabalhar uma alternativa, intermediária antes de uma medida radical como essa de parar tudo. Nesta sexta é feriado, porque tivemos a antecipação do dia do Piauí. A partir da 0h de quinta para sexta nós estamos determinando no Piauí, primeiro, Lei Seca. Os bares que vendem, pessoas que se aglomeram, pessoas que estão transitando bêbadas, faz uso da bebida e sai dirigindo, o que está entupindo nossas UTI de acidente, neste caso, vai ser tratado como crime. Uma coisa é na sua casa, isolado, mas nós bares, ruas, aglomerados nós vamos coibir", afirmou. 

Novas medidas

Funcionamento: sexta a domingo

  • Lei Seca: fica proibida a comercialização de bebidas em bares, aglomerações nas ruas e trânsito de pessoas bêbadas. 

  • Interrupção de transporte: será proibido o transporte intermunicipal nos dias citados. 

  • Redução dos serviços essenciais: funcionam apenas bancos, farmácias, panificadoras, supermercados e postos de gasolina em horários específicos. (No domingo somente fármacias) 

  • Rodízio de carros: em dias pares só carros com fina de placa par podem transitar. Nos dias impares, será apenas para carros com placa final em número impar. 

Com a queda no isolamento social e o aumento da ocupação dos leitos de UTI no Piauí, que chegou está semana a 47%, o governador explicou que essas medidas precisarão ser adotadas para evitar o fluxo de 180 a 200 mil pessoas nas ruas do estado. 

"Nós tivemos um crescimento elevado do coronavírus. Nós tivemos um isolamento social que caiu 10 pontos, estamos falando de 180 mil pessoas a mais transitando. Nós queremos reduzir por volta de 180 a 200 mil pessoas a menos transitando. Elevar o Piauí de novo para mais de 50% de isolamento social para ter menos propagação do cooronavírus, menos pessoas adoecendo, menos demanda para o hospital. Nós chegamos a essa semana até 47% da nossa capacidade ocupada o que ascendeu a luz amarela do perigo e nós não queremos entrar em colapso. Não temos nenhum objetivo de atrapalhar ninguém, não temos nenhum objetivo de ir além da lei, mas aqui é a vida em primeiro lugar e eu quero contar com você", explicou.

Piauí com maior número de mortes em 24h

O Piauí bateu um novo recorde e registrou em 24 horas mais oito óbitos por coronavírus. Esse número é o mais alto registrado desde o início da pandemia. Os óbitos são de Água Branca, Elesbão Veloso, Parnaíba, Piripiri, Teresina e Uruçuí. O total de óbitos agora é de 57. O boletim foi divulgado na noite desta terça-feira (12) pela Secretaria de Saúde do Estado.

Segundo a Sesapi, entre os oitos óbitos estão cinco homens com idades de 23 anos (Teresina), 30 anos (Piripiri), 36 anos (Elesbão Veloso), 41 anos (Teresina) e 78 anos (Uruçuí).  Apenas o jovem de 23 anos (imunosuprimido) e o idoso (cardíaco) apresentavam comorbidades. As três mulheres, uma em Parnaíba, de 36 anos, em Água Branca de 89 anos e Teresina, de 97 anos apresentavam doenças relacionadas. A mais nova era diabética e as duas mais idosas tinham problemas cardíacos e diabetes.  

No total, o Piauí possui 1612 casos confirmados de Covid-19. São 169 novos casos, sendo 94 mulheres e 75 homens com idades que variam de 3 anos a 97 anos.  A maior incidência de casos é entre adultos na faixa etária de 30 a 49 anos. 

Matérias relacionadas:

Em 10 dias, casos de coronavírus crescem 104,59% em Teresina

Em 24 horas, Teresina tem 90 casos confirmados do novo coronavírus

Com aumento do número de leitos para pacientes com covid-19, taxa de ocupação cai para 42% no Piauí

Piauí bate novo recorde e registra oito óbitos por coronavírus em 24h; casos confirmados chegam a 1612

Comente

Pequisar