Wellington Dias afirma que medidas de restrições alcançaram resultados positivos no Piauí

No final de semana, 450 mil pessoas deixaram de circular nas ruas do estado

Por Jade Araújo,

O governador Wellington Dias afirmou na tarde desta segunda-feira (18), durante transmissão nas redes sociais, que as medidas de restrições implementadas neste final de semana como a antecipação do feriado do Dia do Piauí, lei seca e o fechamento de alguns serviços essenciais no domingo (17), alcançaram resultados positivos em combate à covid-19 no Piauí. De acordo com o chefe do executivo estadual, 450 mil pessoas deixaram de circular nas ruas do estado, o que diminuiu a transmissibilidade do vírus. 

Wellington Dias afirma que medidas de restrições alcançaram resultados positivos no Piauí (Foto: reprodução)

De acordo com dados apresentados, o índice de isolamento social no Piauí cresceu para 50,70% na sexta, sábado e domingo em comparação aos que vinha sendo registrado nos outros dois finais de semana de maio, com 44,3% e 42,33%.  

“Neste final de semana, sexta, sábado e domingo nós adotamos medidas que alteraram a vida das pessoas, mas necessárias para que pudéssemos alterar a propagação do coronavírus. Esse resultado foi muito positivo. Alcançamos o resultado planejado e isso garante que menos pessoas transmitiram o coronavírus. Nós vínhamos em uma linha de crescimento muito grande, principalmente nos últimos 15 dias”, disse. 

Segundo os dados divulgados, o Piauí registrou dois óbitos de pessoas dirigindo alcoolizadas com motocicletas. Um foi na cidade de Água Branca e outro na cidade de Teresina. Houve ainda o registro de pessoas portando armas de fogo, drogas, veículos roubados, prisão decretada e situação de pessoas alcoolizadas que tiveram o veículo apreendido para que o motorista não cometesse acidentes. 

O governador pontou que as medidas impediram que mais pessoas pudessem se acidentar o que diminuiu o número de atendimentos e uso de leitos em hospitais do estado. “O número de acidentes foi muito mais baixo do que seria neste período e o efeito disso foi menos pessoas demandando vagas de hospitais que é algo importante”, afirmou. 

Entenda o caso 

O governador Wellington Dias assinou na última quinta-feira (14) o decreto nº 18.978 que regulamentava medidas mais restritivas de isolamento social em combate a propagação da covid-19, entre elas a proibição de venda de bebidas alcoólicas (lei seca) e o fechamento de alguns serviços essenciais no domingo (17) como supermercados e padarias. 

Piauí registra mais uma vez recorde de mortes

O Piauí registrou mais oito óbitos provocados pelo novo coronavírus neste domingo (17), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde. Ao todo, são 2287 casos confirmados e 80 óbitos pela doença no estado.

De acordo com o órgão, Teresina registrou cinco óbitos. Morreram quatro mulheres de 58 anos, 62 anos, 63 anos e 85 anos, além de um homem de 55 anos. Todos os pacientes tinham algum tipo de comorbidade como cardiopatia, diabetes e hipertensão.

Água Branca também teve um novo óbito, chegando a quatro na cidade. A vítima é uma mulher de 78 anos. As cidades de José de Freitas e Barras registraram as primeiras mortes pela doença. Um homem de 72 anos e uma mulher de 77 anos, respectivamente.

Matérias relacionadas:

Piauí registra mais oito óbitos por covid-19 e casos confirmados chegam a 2287    
Wellington Dias assina novo decreto e estabelece o que abre e fecha no Piauí neste final de semana    

Comente

Pequisar