Governador Wellington Dias define novas ações para conter a covid-19 no Piauí

Chefe do executivo estadual avalia suspender as aulas presenciais

Por Renayra de Sá,

O governador Wellington Dias concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (25) a respeito de novas ações para conter a covid-19 no estado. Ele se reuniu com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), após o recorde de mortes pela doença. Em 24h, morreram 49 pessoas, segundo a Secretaria de Saúde. 

Dentre as novas medidas, o chefe do executivo piauiense avalia suspender as aulas presenciais da rede pública. O governador também destacou as antecipações de feriados. 

Governador Wellington Dias  (Foto: divulgação)

“O objetivo é que na segunda-feira os setores funcionem com as restrições determinadas em decreto, na terça-feira teremos o feriado de Corpus Chisti, na quarta-feira a orientação é que os prefeitos antecipem os aniversários dos municípios. Já na quinta e sexta-feira, sábado e domingo já serão semana santa e teremos aquelas medidas rígidas já adotadas em decreto”, disse. 

O governador explicou que, com o objetivo de manter o distanciamento social, nesses dias em questão deverão funcionar apenas os serviços essenciais.

Assista ao vídeo:

Críticas ao governo federal

Durante a coletiva, o petista ainda criticou o comitê de crise criado pelo governo federal para gerenciar o enfrentamento à pandemia da Covid-19. 

Wellington disse que os governadores pretendem colocar em reunião com os presidentes do Senado e Câmara, amanhã (26), que estão insatisfeitos por não fazerem parte do comitê.  “Vamos colocar com muita clareza nossa decepção pelo fato de ter sido criado um comitê nacional deixando os municípios e os estados de fora. Há a necessidade da integração do setor público e privado. A proposta seria de incluir os três poderes, os três níveis de governo e o setor privado”, disse. 

Agenda com governadores 

O governador anunciou que se reunirá hoje à noite com os demais governadores do Brasil para definirem ações coletivas para barrar o vírus. O encontro virtual deverá ocorrer por volta das 19h.  “Estamos trabalhando com a perspectiva de seguirmos com medidas preventivas, tanto nesta área dos cuidados com a atenção básica, quanto no Programa Busca Ativa, as barreiras sanitárias, as campanhas, e as medidas que possam reduzir circulação de pessoas até a semana santa", afirmou. 

Matéria relacionada:

Piauí bate recorde trágico e registra 49 mortes por Covid-19; maior número desde o início da pandemia

Comente

Pequisar